Qual a diferença entre decreto legislativo e resolução?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Enquanto os Decretos Legislativos são utilizados para normatizar matérias que produzem efeitos externos, as Resoluções produzem efeitos internos à Assembleia Legislativa de Goiás, mas isso é explicação para um outro vídeo.

Podemos resumir que a Resolução é uma norma jurídica destinada a assuntos de caráter político, processual e administrativo que produzem efeitos internos à Casa Legislativa.

Decreto legislativo (DLG) é um ato normativo de competência exclusiva do poder legislativo com eficácia análoga a de uma lei.

Resoluções: são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

Os decretos legislativos possuem mesma força da lei ordinária e podem ser de iniciativa de qualquer comissão da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, casas que juntas compõem o Congresso Nacional.

As resoluções são atos administrativos normativos que partem de autoridade superiores, mas não do chefe do executivo, através das quais disciplinam matéria de sua competência específica. As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los. As resoluções podem produzir efeitos externos.

o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.

Termo: Resolução
Norma jurídica que regula matérias da competência privativa da Casa Legislativa ou do Congresso Nacional, de caráter político, processual, legislativo ou administrativo.

substantivo feminino Decisão tomada após muito pensar; solução: a resolução de problemas. Maneira através da qual se resolve uma questão, um caso, uma situação: a resolução foi resolvida em conjunto. Aptidão natural para tomar uma decisão e para manter essa decisão: tinha como resolução ser feliz.

QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS DE RESOLUÇÕES DE MONITOR?

  • Resolução de 720p ou HD, HD Ready, HD Standard. ...
  • Resolução de 1080p ou Full HD, FHD. ...
  • Resolução 1440p ou 2K, WQHD, QHD. ...
  • Resolução 4K ou UHD, Ultra HD, 4K UHD. ...
  • Resolução 8K ou 8K UHD. ...
  • LCD: MATRIZ ATIVA E MATRIZ PASSIVA. ...
  • TIPOS DE LCD:

A resolução é o que define em quantas vezes a imagem será fragmentada em cada direção, ou seja, a quantidade e o tamanho destes quadradinhos. Exemplo: resolução de 800 x 600 significa que a sua imagem será formada por 800 quadrados de largura e 600 de altura.

Os decretos legislativos são editados pelo Congresso Nacional sobre matérias que são de competência exclusiva do poder legislativo, ou seja, que só este poder pode decidir a respeito. A Constituição Federal apresenta em seu artigo 49 quais são as competências exclusivas do Congresso Nacional.

Norma Jurídica que regula matérias de competência privativa do Senado Federal, de caráter político, processual, legislativo ou administrativo.

Os projetos de resolução são destinados a regular as matérias da competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. A resolução aprovada e promulgada tem eficácia de lei ordinária.

Estrutura: Cabeçalho: epígrafe, ementa e preâmbulo. Corpo do texto: artigo, parágrafo, inciso, alínea, itens ou números, cláusula de revogação, cláusula de vigência, fecho, anexo e justificativa. Agrupamento de dispositivos: disposições preliminares, disposições gerais, disposições finais e disposições transitórias.

As leis estaduais são hierarquicamente inferiores às leis federais. Se os deputados estaduais fizerem uma lei em desacordo com Leis Federais, a lei é ilegal. As leis municipais são hierarquicamente inferiores às leis federais e estaduais.

O decreto é o ato de competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo.

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação. As Câmaras podem todavia regular com a lei as relações jurídicas que surgem na base dos decretos não convertidos.