O que é uma tuberculose ativa?

Perguntado por: ilopes2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Tuberculose ativa é uma doença que afeta os pulmões. É uma doença infecciosa provocada por uma bactéria chamada bacilo de Koch que causa sintomas como febre, tosse, expectoração, dor no peito, perda de peso.

Tuberculose ativa é quando a doença está ativamente produzindo sintomas e pode ser transmitida para outras pessoas; tuberculose latente é quando a pessoa está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas (usualmente devido à capacidade do sistema imunológico para suprimir o ...

Ressalta-se que, durante a investigação da ILTB, é fundamental descartar a possibilidade de TB ativa por meio de avaliação clínica, realização de exames laboratoriais (baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose – TRM-TB), radiografia de tórax e demais exames quando necessário (imagem, biópsia e outros).

Esse microrganismo é um tipo especial de bactéria, também conhecido como bacilo de Koch, em homenagem a Robertto Koch que identificou o Mycobacterium tuberculosis em 1882. A tuberculose mata? Se não diagnosticada rapidamente e adequadamente tratada, sim, a tuberculose pode matar.

Falta de ar e cansaço
A falta de ar é um sintoma comum da tuberculose pulmonar e ocorre geralmente em fases mais avançadas, quando o acometimento do pulmão já é extenso. A falta de ar no início do quadro ocorre apenas durante o esforço, porém, com a evolução da infecção, surge mesmo em repouso.

O bacilo pode ficar resistente a um ou vários medicamentos. O tratamento nessa situação é mais longo e pode durar de 1 a 2 anos, além de exigir o uso de várias drogas associadas.

Período de Incubação. Apos a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.

Tuberculose - sintomas
Dor no peito ou dor com respiração ou tosse, vulgarmente definida como “pontada” e “dor nas costas”; Perda de peso involuntária; Fadiga (cansaço);

A tuberculose afeta predominantemente os pulmões, e muitos pacientes, não obstante a cura confirmada bacteriologicamente, terão sequelas da tuberculose, com perda da função pulmonar e sintomas respiratórios crônicos, além de diminuição da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva. Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue.

Assim, um resultado positivo à prova tuberculínica não diagnostica a tuberculose ativa, mas indica que o indivíduo foi infectado pelo Mycobacterium tuberculosis em algum momento de sua vida.

É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ...

Tuberculose miliar: é uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.

A Tuberculose é uma das doenças que mais matam no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença que pode ser transmitida facilmente pelo ar, pode agravar-se quando associada a vícios e doenças com a diabetes e HIV.

Em casos mais graves a tuberculose pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.

a tuberculose mesmo em estagio avançado tem cura. O importante é a adesão ao tratamento. É uma doença com ótima resposta ao tratamento.

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais.

No caso dele, ocorreu a tuberculose pleural, que atingiu a membrana que reveste os pulmões. Esse tipo de tuberculose não é contagioso, já que não dissemina a bactéria pela respiração, tosse ou espirro, como ocorre quando o problema afeta os pulmões.

Identificar precocemente pacientes com a doença e iniciar o tratamento. Após 15 dias de uso regular dos medicamentos, a maioria das pessoas não transmite mais a doença. Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar também um uma medida essencial para evitar o contágio.