O que é ser visual auditivo ou cinestésico?

Perguntado por: enovaes7 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Visuais: aqueles que precisam ver imagens e gráficos para visualizar. Auditivos: aqueles que precisam ouvir as informações. Cinestésicos: aqueles que precisam se envolver em uma atividade para compreender um conceito.

Os cinestésicos reagem a estímulos sensoriais ou seja sensações. É o tipo de cliente que não consegue dizer / explicar o que quer, ele é melancólico, sentimental, processa lentamente, transmite uma imagem que tem todo o tempo do mundo.

Uma pessoa cinestésica gosta de tocar, sentir, cheirar e movimentar-se. Ela aprende as coisas experimentando-as e demonstra sua personalidade desta maneira.

Os visuais são organizados e muito observadores. Verificam tudo que está ao seu redor. Por consequência, eles enxergam coisas que passam despercebidos por nós. Além disso, eles possuem olhares com bastante movimentação, olham para cima e piscam com uma frequência maior.

Cinestésico: alunos cinestésicos priorizam as aulas práticas e gostam de estudar em pequenos blocos de tempo e sofrem por ter períodos curtos de atenção. Para eles, questões de múltipla escolha serão sempre as melhores opções.

Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!

  1. Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos. ...
  2. Leitura labial durante a conversa. ...
  3. Escuta de zumbido. ...
  4. Tem intolerância a sons intensos. ...
  5. Dificuldade para ouvir aparelhos eletrônicos. ...
  6. Isolamento social. ...
  7. Depressão.

Comunicando com um cinestésico.
Quando você estiver conversando com um visual, peça para ele sentir o que você está falando e se expresse de forma calma. Em qualquer situação, seja como for, dê um grande e afetuoso abraço, não só quando você encontrá-lo, mas também quando for se despedir.

4. Cinestésico. Este é um estilo de aprendizagem em que o aluno aprende fazendo, colocando a mão na massa. Quando ele experimenta na prática as atividades propostas, é mais fácil para ele entender e reter novas informações e conhecimentos.

Uma pessoa auditiva é pontual e paciente. Possui uma fala estruturada e faz silêncio ao negociar. O auditivo gosta de conversas que tenham argumentos lógicos e objetivos. São sistemáticos e detalhistas.

A percepção cinestésica é o “conjunto de reações determinadas pelas sensações e per- cepções do movimento humano” (DE MARINIS, 2000, p. 239), permeando desta forma diversas esferas que compõem o fenômeno teatral.

É uma confusão neurológica que provoca a percepção de vários sentidos de uma só vez. Essa condição não é considerada uma doença mental, e sim uma forma diferente que o cérebro tem de interpretar os sinais. Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas.

A percepção cinestésica pode ser dividida em três: Esquema corporal, Lateralidade e Organização espacial (Jobim, 2008).

O cinestésico prefere atividades práticas na hora de aprender, gosta de se mover, de tocar… Enquanto escuta uma explicação, é comum olhar para baixo, como se estivesse distraído.

A comunicação cinestésica ou cinésica é uma das muitas formas de linguagem do ser humano. De maneira geral, também a chamamos de linguagem corporal, e corresponde a todos os movimentos do corpo.