O que engorda mais amido de milho ou farinha de trigo?

Perguntado por: ugalvao8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para quem tem o objetivo de emagrecer ou deseja evitar o ganho de peso, melhor do que usar o amido de milho nas receitas é procurar por farinhas integrais com um bom teor de fibras, já que as fibras, especialmente as fibras solúveis, podem desacelerar a absorção de açúcar por parte do organismo e ajudar a melhorar os ...

A decomposição do amido é tão rápida quanto dos açúcares nas correntes sanguíneas. Portanto, é indicado que evite o consumo de maizena durante dietas para perda de peso, pois a maizena engorda e poderá retardar as conquistas dos resultados esperados através da reeducação alimentar.

A farinha de trigo e o amido de milho são dois ingredientes que possuem a mesma função na maioria das receitas, que é servir de espessante em cremes e molhos. Apesar disso, eles possuem indicações diferentes e também apresentam leves diferenças no sabor, já que a matéria-prima desses ingredientes não são a mesma.

farinha de trigo sarraceno

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

Farinha de grão de bico

Farinha de grão de bico
É a melhor farinha para substituir a farinha de trigo sem exigir grandes preparos antes do uso. O pão, quando feito com o grão de bico, enriquece o organismo com proteínas, fibras e vitamina B6.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Rico em vitaminas
Outra grande vantagem do amido de milho é que ele é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A primeira não só auxilia o crescimento como também é boa para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante.

Farinha de amêndoas
Uma das mais populares atualmente quando o assunto é alimentação low carb, a farinha de amêndoas é isenta de carboidrato e glúten, além de ser fonte de fibras, vitamina E e antioxidantes.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

O tipo mais utilizado é a de trigo, mas também pode ser produzida de arroz e milho. Amido e fécula são quase sinônimos, a principal diferença é que o amido é extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais e a fécula é obtida de raízes e tubérculos.

Tipos de farinha sem carboidrato

  • 1 – Farinha sem carboidrato – Farinha de amêndoa. Farinha de amêndoa é feita a partir de amêndoas moídas. ...
  • 2 – Farinha de coco. A farinha de coco é feita a partir de carne de coco desidratada e oferece um sabor suave de coco. ...
  • 3 – Farinha de linhaça.

A farinha de maracujá é muito boa para emagrecer porque é rica em pectina, que confere saciedade, podendo, por isso ser adicionada em vários pratos para diminuir a fome durante o dia.

Farinha de chia
Ainda segundo a nutróloga, essa é uma boa sugestão para quem deseja perder peso porque aumenta a saciedade e favorece o bom funcionamento intestinal.