Quais os benefícios do amido de milho para a pele?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Quais os benefícios do amido de milho para a pele? Além dos seus talentos culinários, a também chamada maisena atua nos cuidados com a pele. A pasta feita com amido e água diminui a oleosidade da pele, alivia queimaduras de sol, coceira causada por picada de insetos ou até mesmo as assaduras comuns em bebês.

O Amido de Milho foi formulado especialmente para você que busca um aliado para todos os dias. Esse potão é ultra reparador, ajuda a fortalecer e dar brilho aos fios. E o mais INCRIVÉL de tudo está por vir, pode ser utilizado como Creme de Tratamento e Creme para Pentear. É só passar e deixar o dia todo.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

A dermatologista comentou que o uso contínuo e prolongado da Maizena no rosto pode favorecer o desenvolvimento de infecções fúngicas, já que “o pó branco pode servir de alimento para fungos que habitam na pele”.

Deixe agir por 15 a 20 minutos. Lave o rosto para remover a máscara.

Pra fazer a máscara você precisa apenas de 2 ingredientes: 1 colher (das de sopa) de maizena e 2 colheres (das de sopa) de soro fisiológico gelado. Basta misturar os dois ingredientes em um vasilhame, fazer tipo uma papinha, e aplicar na pele limpa e enxuta. Deixe a máscara agir por 20 minutos e enxágue em seguida.

2 colheres (sopa) de amido de milho; água (o quanto baste). Misture o amido com uma quantidade de água suficiente para formar uma pasta. Aplique-a no rosto, fazendo movimentos circulares e deixe a máscara agir por alguns minutos até secar.

Dormir. É assim que você usa o amido de milho: liberalmente pulverize seus calcanhares com o material antes de ir dormir. Certifique-se de que as rachaduras estejam devidamente cobertas com amido de milho. Então, coloque meias e vá para a cama.

Por potencializar o efeito da hidratação, o amido de milho pode ser utilizado em qualquer cabelo que sofra com o ressecamento, em especial, os cacheados e crespos.

Se você não tem nenhum tipo de intolerância ao glúten ou ao trigo, a farinha de trigo é uma alternativa mais nutritiva em relação ao amido. Isso porque ela pode oferecer proteínas, carboidratos, fibras alimentares, além de vitaminas e minerais, a depender do tipo de farinha.

Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.

- 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena). Bata a clara em neve e junte ao amido de milho. Misture até obter um creme homogêneo, aplique no rosto e deixe atuar durante cinco minutos. Depois lave com água.

A dermatologista cosmética Doris Day advertiu que não aconselharia o uso o amido de milho no rosto porque o produto serve de alimento para leveduras (fungos) que habitam na pele. Isso significa que a aplicação do ingrediente no rosto poderia provocar infecções fúngicas na pele.

Sim, o bicarbonato pode ajudar a clarear alguns tipos de manchas na pele. Esse efeito se deve à sua ação esfoliante, que remove as células mortas da camada mais externa da pele. Assim, as manchas mais superficiais podem ser clareadas, ou mesmo eliminadas, com a aplicação do bicarbonato.

Os cremes com ácido retinóico - um derivado da vitamina A -, por exemplo, são muito eficientes para tirar manchas. Além disso, a vitamina C também é um composto muito comum em cremes clareadores e é bem eficiente para eliminar manchas escuras no rosto.

Os tratamentos com ácidos são bastante utilizados para clarear a pele, já que se mostram bastante eficazes até mesmo no combate das marcas mais resistentes. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão.

A aloe vera tem um ótimo potencial cicarizante e regenerador para a pele. Além de ser antibactericida, anti-inflamatória e desintoxicante. Por isso, usar babosa no rosto periodicamente ajuda a diminuir manchas de sol e melasmas leves.

Clara de ovo e Maizena
Bata a clara em neve e junte com o amido de milho, até obter um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe por 5 minutos. “O amido de milho acalma e reduz a oleosidade, deixando a pele mais lisa e bonita”, aponta Leonardo Abrucio.