O que era o antigo ginásio?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Até 1975, no Brasil, o ginásio constituía o estágio educacional que se seguia ao ensino primário e que antecedia o ensino médio. Correspondia aos quatro anos finais do atual ensino fundamental. Para ascender ao ensino ginasial, era necessária a realização de um exame de admissão, depois de finalizado o ensino primário.

Além disso, Graça (1998), esclarece que até a década de 1970, o ginásio era conhecido como período escolar correspondente aos quatro anos finais do atual Ensino Fundamental, enquanto os então quatro anos iniciais diziam respeito ao Ensino Primário.

O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Com certeza aquelas pessoas com menos de 50 anos não conheceram esse tempo de escola em que se chamava o atual ensino fundamental, de primário e ginásio. Até porque não existe mais a divisão entre o primário e o ginásio. Já o atual ensino médio era chamado de científico e posteriormente ficou conhecido como 2º grau.

1. Lugar em que se fazem exercícios de ginástica, especialmente a de aparelhos (trapézio, argolas, barra fixa, etc.). 2. Local ou edifício destinado à prática de exercício físico.

Historicamente, o ginásio era usado para o exercício, banho comum, centro de estudos e ponto de reunião para filósofos.

Um ginásio, seja dentro de uma escola ou não, é o local ideal para a prática de diversos esportes. Ainda que o mais comum seja o futsal, neste local é possível praticar handebol, vôlei, basquete, entre outros. As quadras poliesportivas, como seu próprio nome diz, devem atender a, pelo menos, dois esportes.

Antes da reforma, a carga horária letiva anual era de 800 horas, totalizando 2400 horas nos três anos. No Novo Ensino Médio, essa quantidade muda para pelo menos 1000 horas por ano, para que a carga total seja ampliada para 3000 horas.

Ao menos na memória das pessoas mais velhas, nos anos 1950, a escola dita “de qualidade“ era a escola pública. Era nela que se depositava a excelência do aprendizado, principalmente no nível secundário, de onde saía a elite mandatária mais qualificada.

A palavra ginásio é também utilizada em alguns países com o significado de escola secundária ou estabelecimento de ensino médio. O termo ginásio deriva do latim gymnasi um, com origem no grego gumnasion, que na Grécia antiga era o local onde se praticavam exercícios físicos e treinamento militar.

No século XVI, por exemplo, foram os jesuítas que implantaram o ensino médio nas escolas , uma vez que a metrópole não tinha interesse e nem gastava com a educação dos povos que estavam na colônia. Este tipo de ensino, que durou até o século o XVIII, tinha como base princípios religiosos, principalmente católicos.

O Ginásio de São Paulo foi criado pela lei n º 88, de 18 de setembro de 1892, e instalado a 16 de setembro de 1894, quando Bernardino de Campos era presidente do Estado e Cesário Motta Jr. o Secretário do Interior.

Saiba mais sobre os tipos de cursos de graduação: Bacharelado e Licenciatura. Antigamente, os graus de instrução eram definidos pelos seguintes graus de escolaridade: 1º grau (ensino fundamental), 2º grau (ensino médio) e 3º grau (ensino superior).

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

Maiores ginásios do Brasil

  • Ginásio do Ibirapuera.
  • Mineirinho.
  • Aecim Tocantis.

Aqueles que não tinham a felicidade da aprovação e imediato ingresso ao curso ginasial eram obrigados a frequentar os cursos de admissão ao ginásio. Esses cursos, com duração de um ano após a conclusão do curso primário, normalmente eram particulares, ministrados por professores especializados nas matérias exigidas.

Era um local utilizado não apenas para o treinamento de atletas, mas também para socialização e perseguição de objetivos intelectuais.

Os ginásios, no entanto, não servia somente para a prática da atividades física. Ali também funcionavam centros de instrução, de educação espiritual e servia para reuniões da sociedade grega. Nos ginásios também se ensinava a música, a oratória, a gramática e a filosofia.

Ginásios são estruturas cobertas, e possuem arquibancadas. São estruturas que podem receber eventos e competições oficiais em suas quadras. Em ginásios, as quadras podem ser dedicadas a modalidades esportivas específicas, sem as demarcações poliesportivas.