O que eram as bandeiras de Apresentamento?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

As bandeiras de apresamento permitiram a sobrevivência dos paulistas, forneceram escravos para a região açucareira, percorreram o interior, alargando o território sob o domínio português, e detiveram a expansão espanhola representada pelos jesuítas.

b) Bandeiras de prospecção: os bandeirantes adentravam no interior do Brasil em busca de metais preciosos. c) Bandeiras de contrato: a expedição saía de São Paulo para prender os escravizados fugitivos e destruir os quilombos. O bandeirante Domingos Jorge Velho foi responsável pela destruição do Quilombo dos Palmares.

Significado de apresamento
Expedições que, durante o Brasil Colônia, tinham o objetivo e capturar e aprisionar índios. Etimologia (origem da palavra apresamento). Apresar + mento.

1 – APRESAMENTO ou PREAÇÃO INDÍGENA: Captura de Índios para venda como escravos, bem como a captura daqueles que reagiam às missões e reduções. 2 – BANDEIRANTISMO ou SERTANISMO DE CONTRATO: Contratados para realizarem serviços variados como a Destruição de Quilombos e eliminação de indígenas inimigos.

As chamadas bandeiras foram expedições saídas de São Paulo para o interior da colônia. Elas iniciaram no final do século XVI e permaneceram até o início do XVIII. Seu objetivo principal era o apresamento de indígenas que seriam vendidos e escravizados.

O êxito dos bandeirantes, principalmente na descoberta de metais preciosos, fez com que a Coroa portuguesa passasse a financiar muitas expedições com o objetivo de encontrar essas riquezas minerais e explorá-la como alternativa a crise econômica provocada pelo declínio da produção do açúcar.

Entre os principais bandeirantes de prospecção pode-se citar Fernão Dias Pais e Bartolomeu Bueno da Silva.

Na colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

Saíam em expedições pelo território brasileiro buscando riquezas e escravos. Bandeirantes foram descendentes de portugueses em São Paulo que exploraram várias partes do Brasil em busca de ouro e captura de escravos fugidos para quilombos e índios.

As expedições exploradoras vinham ao litoral brasileiro com a finalidade de mapear suas potencialidades e fazer um reconhecimento geográfico e antropológico da terra e de seus habitantes, os índios.

A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português. A bandeira de d. João III foi utilizada de 1521 a 1616.

A origem das bandeiras remonta à Idade Média, quando os exércitos aliados, para não se confundirem uns com os outros, usavam um pedaço de pano hasteado num estandarte, com as cores e sinais de identificação do batalhão ou companhia envolvida. Assim evitavam o temido fogo amigo.

As expedições, atrás dos metais valiosos, receberam o nome de bandeiras. Os bandeirantes não tinham grandes recursos para suas buscas, mas contavam com o apoio dos índios e negros que capturavam pelo caminho.

Resposta: eram vistos como selvagens e mão de obra escrava. Pois se comportavam de maneira diferente dos portugueses e ajudariam os portugueses na mão de obra entre outros.