O que está destruindo as famílias?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4 / 5 19 votos

O egoísmo ficou ainda mais latente na pandemia, e a tecnologia também tem atrapalhado muito." De fato, o excesso de tecnologia faz com que muitos pais, embora de corpo presente, sejam ausentes na vida dos filhos. "Estamos sendo direcionados a depender da tecnologia.

Quando um casal se separa, é usual dizer-se que é uma família que se desfaz. O pai vai para um lado e a mãe vai para o outro. Para as crianças as questões logísticas são apenas uma parte do assunto. Para os filhos, a família mantém-se – o pai é o pai e a mãe é a mãe.

Outros aspectos culturais e de comportamentos ligados à família também mudaram, como por exemplo: os casamentos passaram a ser realizados não mais como um negócio, mais sim por interesses individuais, ou seja, do casal, a relação entre pais e filhos se tornou mais íntima, trazendo uma educação mais liberal e a fígura ...

Os 4 grandes desafios da família

  1. TOLERAR AS DIFERENÇAS. Na vida íntima das famílias é importante maior investimento em afeto, tempo e atenção. ...
  2. PENSAR MUITO ANTES DE TOMAR DECISÕES. E quando os sentimentos se transformam em indiferença ou ódio? ...
  3. ENSINAR O RESPEITO. ...
  4. COMBATER A VIOLÊNCIA.

Situações comuns podem ser a falta ou dificuldade de comunicação entre os membros da família, diferenças de opiniões, abusos físicos ou verbais, impedimento da autonomia, proibições ilógicas, desconfianças, comportamento imprevisível, intolerância, punições desproporcionais, chantagem emocional, criticas exageradas, ...

Essa queda da natalidade está ligada ao alto custo de vida nas cidades e também aos gastos, cada vez maiores, que os pais têm para educar os filhos. As famílias brasileiras estão menores, muitas vezes, por imposição da economia. A família da Quélita sempre foi numerosa.

É uma somatória de amor, compromisso, fidelidade, lealdade, entrega, trabalho, isso é o que mantém a família. São estes valores que são passados para nossos filhos, nossos netos.

Importante: Sentir gratidão e demonstrar respeito é bem diferente de ser submisso a alguém, aceitar que lhe digam ou façam coisas desagradáveis e humilhantes, independentemente de quem seja essa pessoa de qual seja sua importância no núcleo familiar.

Nunca desista da sua família. Ela é seu maior patrimônio, seu mais precioso tesouro. Oração: Senhor, há inimigos ferozes por todos os lados tentando destruir o lar que tu mesmo ajudaste a construir. Faça-os bater em retirada, ó Deus todo-poderoso!

Deus quer uma família onde os filhos sejam educados no amor. Papa João Paulo II disse que “o ato de educar é o prolongamento do ato de gerar (Carta às Famílias,16). Não é para si que os homens educam seus filhos, mas para os outros e para Deus.

Os laços de família são muito fortes.
Deus abençoa a família de quem é fiel a ele. Crescer em uma família que ama e serve a Deus é um grande privilégio. Os pais devem ensinar os filhos sobre Deus e os filhos devem honrar os pais. Todos devem ajudar os membros mais fracos e vulneráveis da família.

A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.

O que é família e como ela se forma? Nos dias atuais, são consideradas famílias um conjunto de pessoas que se ligam por vínculos sanguíneos ou pela afinidade, que possuam o propósito comum de praticar entre seus membros a solidariedade nos planos assistencial e da convivência.

A família é a base da sociedade, conforme já se acentuou. Foi base dela e será seu alicerce. Para isso ocorrer, deve-se legitimar a atuação de quem mais influencia e conhece seus membros: os pais.