O que fala Gênesis 21?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Gênesis 21. Sara dá à luz Isaque — Ele é circuncidado — Agar e seu filho são expulsos da casa de Abraão — O Senhor salva Agar e Ismael — Abraão e Abimeleque agem honradamente um com o outro. 1 E o Senhor avisitou Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a bSara como tinha falado.

Agar nos ensina, que Deus está presente em nossa vida.
Deus ofertou sua presença para aquela mãe e aquele filho. Os ajudou. Ele havia prometido para Abraão que esse seu filho também seria uma grande nação (Gn 21:14). Ele havia prometido para Agar que Ismael seria uma grande nação (Gn 21:18).

Vemos em Gênesis 21 o maravilhoso relato do nascimento de Isaque, o filho da promessa. Aqui, aprendemos que a confiança e dependência nas promessas de Deus são um caminho seguro, embora muitas vezes adversos e confusos.

O estudo bíblico de Gênesis 22 mostra como o patriarca hebreu demonstrou obediência, plena confiança na promessa de Deus e total compromisso com Ele. Além disso, Gênesis 22 faz ainda uma referência ao sacrifício de Cristo ao registrar a provisão de Deus de um carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

O nome vem do hebraico be'er xeba' e significa “poço das sete” (ovelhas) ou “poço do juramento” (Gênesis 21,31). Esta localidade aparece nos textos do tempo das mães e dos pais.

Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu.

2- O Senhor falou com Agar: Perguntou o motivo da sua tristeza e disse para não temer. Ele estava ali para proteger e ajudar.

Nos próximos capítulos de A Bíblia, Abraão (Zé Carlos Machado) terá uma nova conversa com Deus após Sara (Adriana Garambone) revelar que Ismael (Henrique Camargo) quer matar Isaque por causa de ciúme do irmão e que por isso deve ser expulso do acampamento junto com Agar (Hylka Maria).

Ela cede sua escrava para seu marido Abraão ter um filho com ela. “toma, pois a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abraão anuiu ao conselho de Sara” (Gn 16:1). Agar, a mulher reduzida a escrava, usada e abusada, ficou grávida (Gn 16:11) depois que Abraão a “possuiu” (Gn 16:4).

Significado: Do hebraico hagar, o mesmo que fuga. Na Bíblia, era o nome da concubina de Abraão, que foi expulsa para o deserto.

Alguns diriam que o anjo foi insensível à dor de Agar, mas o fato é que o anjo estava ali para ajudá-la e sinceramente, empatia não muda nada na vida de quem está sofrendo. Logo que Agar fala de Sarai, o anjo então diz a ela para voltar e se humilhar diante de Sarai - exatamente o contrário que Agar tinha feito.

Isaque é o filho da promessa porque foi através de sua linhagem que Deus cumpriu sua promessa a Abraão de estabelecer uma grande nação através da qual o Messias veio ao mundo. Em Cristo, o grande Filho de Abraão da descendência de Isaque, todas os povos da terra são abençoados (Gênesis 12:3; Gálatas 3:16).

Isaque, o sorriso tão esperado
O nascimento do “riso”: O nome “Isaquesignifica “riso” ou “aquele que ri”, e foi dado pelo próprio Deus (Gn 17:19). Curiosamente no capítulo 17 quando Deus prometeu que Abraão e Sara seriam pais, Abraão riu.

Rebeca deu à luz gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram.

14 Então se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão, e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino, e adespediu-a; e ela se foi, andando errante no deserto de bBerseba.

Gênesis 22—Por Que o Senhor Pediu a Abraão que Sacrificasse Isaque? “Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo.

O episódio do sacrifício de Isaque é muito significativo, pois possui claramente vários paralelos diretos com a expiação de Jesus na cruz. Isso significa que a provisão de Deus de um cordeiro prefigurou o sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Jesus morreu em nosso lugar para que pudéssemos viver.

Era uma região fértil e bem regada. Foi nessa região que ocorreu a sede do primeiro reino filisteu que se conhece na história. Ficava entre os desertos de Cades e de Sur. No que diz respeito à sua localização perto de Gaza e Bersebá.

(Êxodo 19:10 e 11). Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza.

Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão.

Continuar lendo O que fala Gênesis 39?