O que fala Gênesis 39?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Gênesis 39. José, que o Senhor fez prosperar, torna-se mordomo da casa de Potifar — José resiste à sedução da mulher de Potifar, é acusado falsamente e colocado na prisão — O carcereiro-mor entrega nas mãos de José os assuntos da prisão.

Gênesis 39:2-5 ARA
Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

O plano de Deus era usá-lo para salvar muitas vidas. José teve que passar por essas provações para realizar um plano muito maior que o dele e, consequentemente, salvar a vida de seus irmãos!

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

Gênesis 39:2-5 NVT
Potifar percebeu que o SENHOR estava com José e lhe dava sucesso em tudo que ele fazia. Satisfeito com isso, nomeou José seu assistente pessoal e o encarregou de toda a sua casa e de todos os seus bens.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.

Neste caso, a chamada “prosperidade de Deus” consiste na ideia da realização de todos os planos e objetivos que determinada pessoa almeja, como “recompensa” por seguir todas as regras de conduta ditadas pela religião.

De nada adianta ser bem sucedido financeiramente, ter fatura, bons investimentos e não ser generoso com as pessoas a sua volta. A generosidade é a qualidade de quem ama dar, doar. Pessoas generosas refletem o amor de Deus! Ter uma vida financeira próspera é o desejo da maioria das pessoas.

A palavra também era aplicada no sentido material (1 Co 16.2), mas reflete a ideia de ir bem em todas as coisas. Prosperar, portanto, não é só ter necessidades materiais supridas, mas IR BEM na vida espiritual, ministerial, familiar, na saúde e no trabalho. Deus quer que prosperemos, e nós mesmos desejamos isto.

Pois bem, José foi um jovem teimosamente abençoado por Deus. Potifar percebeu que Deus abençoava seu escravo em tudo o que ele fazia e que, por causa de José, Deus abençoava tudo o que era seu tanto em casa como no campo (Gn 39.2-3).

José teve uma vida complicada na casa de seu pai. Ele foi muito mimado por Jacó, que o amava mais do que todos os outros filhos, causando inveja nos irmãos. O que piorou seu relacionamento com os irmãos foi a revelação de dois sonhos em que ele reinava sobre a família.

Juliano Laham já adiantou ao VIX que José, muito poderoso, termina a novela confiante e perdoa seus irmãos, que passam a viver com ele no Egito, depois da morte de Jacó. O personagem continua ao lado de Asenate (Letícia Almeida) e seus filhos.

Sheshi I era o faraó da época de José

Essa fuga para o Egito, segundo relata Mateus, foi para escapar de uma sentença de morte anunciada por Herodes, que ao saber do nascimento do "Filho de Deus", manda matar todas as crianças de até 2 anos, nascidos em Belém.

Kamesha (Kizi Vaz) em Gênesis; exilada na Núbia, rainha provará sua inocência na novela bíblica.

Então num período de treze anos, José serviu na casa de Potifar e depois foi preso.

Continuar lendo O que fala Gênesis 21?