O que fazer após os 50 anos de idade?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Selecionamos dicas incríveis que farão você viver bem depois dos 50 anos!

  1. Encontre um trabalho que ama. Você não precisa largar a empresa em que você trabalha há anos, caso não queira. ...
  2. Mantenha seus exames médicos em dia. ...
  3. Aproveite seus amigos e familiares.

analista de negócios

Entre as profissões para quem tem mais de 50 anos, o analista de negócios é uma que se encaixa em praticamente todo o mercado, além de ser uma função cada vez mais requisitada. Conhecimentos de Marketing, Estratégia e também em dados são essenciais para esse cargo.

Conhecimentos em administração, contabilidade, economia e gestão de carreira serão úteis para quem quiser ingressar na área.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade. O É a Vovozinha!

Como manter a vitalidade aos 50 anos: 7 dicas para se cuidar

  1. Mantenha-se ativo.
  2. Faça refeições saudáveis.
  3. Durma bem.
  4. Exercite a mente.
  5. Tenha pessoas especiais ao seu lado.
  6. Trabalhe o autoconhecimento.
  7. Evite consumir álcool ou fumar.

“Hoje vive-se mais, entretanto, mesmo sob essa revolução da longevidade, as empresas geralmente optam pela contratação de jovens e rejeitam os mais velhos. O preconceito faz com que os 50+ tenham dificuldade em se manter ou se recolocar no mercado”, analisa.

Carreira aos 50+: é possível mudar de carreira e de emprego nessa idade. Diferentemente de algumas décadas atrás, o mercado de trabalho está começando a mudar e oferecer mais oportunidades de mudança de emprego, independentemente da idade.

Segundo pesquisa do grupo Promovendo a Diversidade no Local de Trabalho, 41% dos trabalhadores que têm entre 51 e 60 anos consideram que não há oportunidades de crescimento na carreira. O número chega a 72% quando são considerados todos os trabalhadores acima de 50 anos.

ProUni 2022 para Idosos com mais de 60 anos
Saiba que o ProUni – Programa Universidade para Todos, é uma iniciativa do Governo Federal, assim, pessoas de baixa renda poderão ingressar na faculdade. O Programa oferece bolsas de estudo de 50% e 100%, ou seja, você faz todo o curso sem pagar a parcela completa do mesmo.

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

A modelo e atriz, no auge de seus 50 anos (ela completa 51 em março), provou mais uma vez que parou no tempo e voltou a mostra a silhueta em ótima forma de biquíni. Mãe de dois filhos (Flynn, 16, e Cy, 11), ela aparece na paisagem paradisíaca das Bahamas dentro do mar, de óculos escuros e com a barriga chapadíssima.

Dos 51 aos 60 anos o homem é como o lobo: persegue a Chapeuzinho Vermelho mas só come a vovozinha. Dos 61 aos 70 anos o homem é como a cigarra: canta, canta, não come nada e só enche o saco. Dos 71 aos 80 anos o homem é como o condor: vive com dor aqui, com dor ali!

Na hora de montar o prato, ela aconselha que sejam evitados produtos industrializados, processados e ultra processados. A preferência deve ser sempre por todos os grupos de alimentos in natura.

Adultos com mais de 50 anos devem consumir pelo menos 1,2 grama de proteína por quilo de peso corporal por dia. Então, se você quer ganhar massa muscular você vai ter que comer mais proteína porque a síntese de músculo depende da dose de proteína que você está ingerindo. Proteínas de alta qualidade: como ovos!

Ao atingir os 50 anos, a perspectiva de arrumar um emprego pode parecer ainda mais desafiadora. No entanto, essa faixa etária também apresenta oportunidades únicas. Muitas empresas buscam profissionais experientes e maduras, que possam contribuir com conhecimentos adquiridos ao longo de uma carreira consolidada.

A verdade é que não há uma idade limite estabelecida por lei para começar a trabalhar. A legislação trabalhista brasileira, representada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não impõe uma restrição específica nesse sentido. Portanto, não importa a idade, qualquer pessoa pode buscar uma colocação profissional.

Essa fase da vida é conhecida como a melhor idade, pois há mais segurança financeira, a aposentadoria está próxima, e com isso haverá mais tempo para dedicar-se a novos hobbies, sonhos e desejos. Sejamos sinceros, é claro que também é um momento em que se deve cuidar da saúde, mas não podemos resumir tudo a isso.

Foi surpreendente ver que para os mesmos 18% o conceito de velhice para o trabalho, do ponto de vista das empresas, está tanto na faixa entre os 36 e os 40, quanto na faixa acima dos 60 anos.