Pode andar com a roupa do exército na rua?

Perguntado por: oquaresma3 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para responder o questionamento buscamos a resposta junto às leis brasileiras e o resultado foi categórico: é proibido o uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por aqueles que não tiverem o direito de usá-la.

102 O uso indébito do uniforme é crime, ficando o transgressor sujeito às penas correspondentes. Art. 105 É expressamente proibido o uso dos uniformes em manifestações de carater partidário.

De acordo com o artigo 172 do Código Penal Militar (CPM), é proibido “usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito”, com pena de detenção de até seis meses.

Conforme a Portaria 3.233/2012 da Polícia Federal, no seu artigo 169 inciso IV, a empresa de segurança e vigilância que permitir que o vigilante utilize o uniforme fora do serviço pode ser punida com multa que vai de 500 a 1.250 UFIRs (R$ 1.646,95 a R$ 4.117,37 em valores atualizados).

PATROCÍNIO INDÉBITO. 1. Civil que veste calça e camisa do padrão camuflado do Exército Brasileiro, sem outras peças complementares do fardamento, destituídas das características essenciais para iludir terceiros, não comete o crime de USO INDEVIDO de uniforme militar. 2.

Como já foi falado antes, todos os oficiais devem estar fardados, com trajes específicos para esse tipo de cerimônia. Geralmente, quando a noiva é militar, ela pode escolher entre usar sua farda ou o vestido de noiva tradicional!

"O uso do uniforme pode ser algo desejável e incentivado pela rede ou pela escola, porém o estudante que não o usa não pode ser impedido de frequentar a sala de aula", afirma Elie Ghanem, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com esse artigo do CPM, é crime militar usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito. A pena é de detenção de até seis meses.

Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada. 18 O brasileiro pode escolher em qual Força Armada quer prestar o Serviço Militar? Durante a Seleção Geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea.

Torna o ambiente mais formal e organizado
O uniforme facilita a identificação do funcionário e gera um sentimento de pertencimento à equipe, promovendo uma maior integração e igualdade. A vestimenta padrão também pode garantir a segurança do trabalho, dependendo da profissão.

permitio, desde que seja de cor discreta (preta, marrom, verde ou camuflada) e que não seja pendurada ao ombro, cruzada à frente do peito ou apoiada nas costas, quando trajando uniforme; exceção feita à bolsa preta feminina prevista no RUE e quando o militar estver se deslocando de motocicleta ou bicicleta.

Degradê O corte degradê é uma tendência que parece permanecer por muitos anos, afinal, ressurgiu em meados do ano passado com diversas versões e continua com toda a força no visual masculino. Ele pode ser inserido em diversos cortes de cabelo, principalmente o militar.

Relevância é tudo: Exército autoriza uso de guarda-chuva para militares fardados.

O artigo 3º do parágrafo 12º da MP afirma que o auxílio-fardamento é um “direito pecuniário devido ao militar para custear gastos com fardamento, conforme regulamentação”. Esse bônus, no entanto, beneficia principalmente os oficiais de alta patente do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Atualmente, o Estatuto dos Militares prevê o porte de arma apenas para os oficiais, ativos e inativos. Para as praças, o direito de portar é concedido com restrições.

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.