O que fazer com espaço vazio embaixo da escada?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Além da despensa, o armário embaixo da escada pode ser projetado para guardar roupas, itens de cozinha, uma adega ou até mesmo uma adega com bar embaixo da escada. E, caso seja possível, uma adega climatizada pode também ser uma boa forma de aproveitar o espaço embaixo da escada.

Se a sua escada for assim, recomenda-se fechar os espaços entre os degraus, colocar um cristal multifacetado e instalar uma iluminação forte bem no eixo central da escada. Embaixo da escada, coloque plantas naturais e um foco de luz de baixo para cima, para equilibrar a energia.

Escada enclausurada ou escada enclausurada com exaustão
A abertura da antecâmara para o duto de exaustão serve para proteger o corpo principal da escada, caso chegue alguma fumaça na antecâmara, essa fumaça vai para o duto e protege o corpo principal da escada.

Atualmente, os valores mais coerentes e aplicados por engenheiros e arquitetos em projetos de escadas são: altura entre dois degraus de 15,5 a 19 cm (nunca tendo variação superior a 0,5 cm entre um e outro) e 60 cm de largura mínima do degrau. A superfície onde pisamos deve ter entre 27 e 32 cm de comprimento.

Na reportagem da revista Safety + Health é destacado que o trabalhador sempre deve manter três pontos de contato ao subir da escada. Ou seja, é recomendado usar as duas mãos e um pé ou os dois pés e uma mão. E, o corpo deve estar posicionado próximo ao meio do passo e sempre subir de frente para a escada.

As dimensões de largura da escada dependem do destino das escadas e necessidades do projeto. Nos edifícios públicos devem ter entre 150 a 230 cm, em escritórios (edifícios de administração) entre 130 a 150 cm, habitações coletivas se existir ascensor deve ter um mínimo de 100cm e se não tiver 120 será o limite.

Não passar debaixo da escada
A escada é um símbolo de subida, de acesso social, de elevação. Passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair azar para quem o comete.

Protetor de borracha do pe da escada.

É indicado especialmente se a porta ficar aberta por muito tempo, ou se abrir dentro de uma suíte. Se a porta do banheiro ficar de frente para outra porta de outro cômodo, também é importante aplicar o cristal.

Caso o piso da escada seja escorregadio, é indicado o uso de fita antiderrapante na beirada de cada degrau, a fim de evitar escorregões e quedas.

piso vinílico

O piso vinílico é um dos revestimentos mais recomendados para revestir escadas justamente porque carrega esses e muitos outros atributos que se tornam, na verdade, benefícios que se pagam ao longo dos anos.

Há ainda opções em escadas para ambientes compactos, que ocupam o menor espaço possível, cumprem a função e ainda garantem um bom visual. A mais conhecida é a escada caracol, que possui uma coluna central que sustenta todos os degraus que a circulam, formando uma espiral.

escada caracol

Composta por uma coluna central que sustenta todos os degraus que a circulam, a escada caracol é a melhor opção para ambientes pequenos. Sem exigir muito espaço para a instalação, ela pode ser construída em vão redondos, quadrados, em ambientes externos e internos ou, até mesmo, no centro de um cômodo.

3 m = 300 cm. Então, 300/18 = 16,6.

Sim, nossa mão é um dos lugares do corpo mais suscetíveis do vírus estar presente.

Ao revestir os degraus da escada, procure trabalhar com material antiderrapante para evitar acidentes. Um acabamento com textura promete ser eficaz nesse sentido e reduzir as chances de quedas. Outra boa medida a ser tomada é iluminar a escada com sinalizadores.

O Corrimão é uma estrutura confeccionada em materiais diversos que serve de apoio para quem sobe ou desce os degraus, e/ou quem caminha por rampas e passarelas. O corrimão pode ser personalizado para escadas internas ou externas, com ou sem a constituição de paredes ou muros.

As escadas devem ser construídas com largura mínima de 0,80m, e, quando ultrapassar 2,5 m de altura, deve possuir um patamar no meio, com dimensões mínimas de 0,80m por 0,80m.

80 cm

Como determinar a largura da escada? Dependendo do uso e das normativas locais, recomenda-se uma largura mínima de 80 cm para escadas em residências unifamiliares e superior a 1,20 m em edifícios públicos, considerando a estimativa de pessoas que a utilizarão. A norma brasileira é um pouco mais rígida nesse sentido.

A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.

Geralmente, os principais fatores que podem contribuir para que alguém não seja capaz de subir escadas incluem dor ou lesão, mobilidade e força limitadas. Pois, é preciso ter força adequada nos quadríceps, glúteos e, em menor medida, panturrilhas.