O que fazer quando a zamioculca está amarelando?

Perguntado por: nfarias9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Se notar que a zamioculca flor amarelando ou com folhagem verde, mas sem brilho, é sinal de excesso de água. Portanto, diminua o número de regas até a plantinha se estabilizar.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Manchas nas folhas da zamioculca
Com falta de água, as folhas secam da ponta pra base e, se nada for feito, o caule vai ficando molenga e enrugado. Bora regar e verificar se existe um local melhor pra planta aí na sua casa, se o vilão for o ar condicionado ou o vento.

Uma tentativa para salvar a planta é cortar a parte podre e colocar para enraizar na água ou diretamente no solo. Este processo irá demorar pois a Zamioculca é uma planta que tem crescimento muito lento.

Por ter necessidade baixa de água, as regas das Zamioculcas devem acontecer de 1 a 2 vezes por semana, de forma que o solo esteja sempre úmido, porém não encharcado. O ideal é ficar atento para que a rega aconteça antes que o solo fique totalmente seco.

Normalmente, as folhas de uma planta ficam amarelas quando estão perto de morrer e cair. Por isso, a falta de água pode ser uma razão para que isso ocorra. “Quando a planta vive com sede ela economiza a água restante, descartando folhas que, antes de serem derrubadas, apresentam um aspecto amarelado”, explica Mariana.

O amarelamento das folhas, chamado de clorose, acontece quando a planta tem pouca clorofila. Essa falta de clorofila é decorrente da fotossíntese deficiente. Ou seja: a planta está doente e pode morrer se o problema não for solucionado, pois a fotossíntese é a responsável por transformar seu alimento em energia.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

As plantas que têm água demais não conseguem levá-la às extremidades superiores, de modo que as folhas mais altas se desidratam muito facilmente quando ficam expostas à luz solar. Portanto, preserve o vegetal colocando-o na sombra. Deixe-o no sol novamente quando ele se recuperar.

Quando fertilizamos nossas plantas, caso ocorram excessos, as folhas começam a queimar nas pontas, secar e posteriormente cair. Em casos assim, o melhor a se fazer é diminuir a frequência de adubações e/ou diminuir a dosagem do adubo na próxima vez que for aplicar.

No verão, regue três vezes por semana. E no inverno, duas vezes na semana. Isso porque ela é pouco exigente com as regas. Assim, a quantidade de água para regar tem que ser proporcional ao tamanho do porte da planta, sem deixar o substrato muito encharcado.

As zamioculcas preferem a luz difusa ou o sol da manhã, e sobrevive muito bem em ambientes internos. É importante ressaltar que a zamioculca é uma planta tóxica, então ela deve ser mantida fora do alcance de crianças e também dos pets.

"Ela não gosta de excesso de água porque sua raiz acumula nutrientes e água. Se você exagerar na rega, corre o risco de apodrecer, amarelar e ela acabar morrendo", alerta. A atenção ao solo é importante. "Precisa estar soltinho e ser bem drenável pois, se acumular água, corre o risco de apodrecer muito fácil.