O que fazer quando não se entende a matéria?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O que fazer quando não entender uma matéria?

  1. Desconectar para assimilar. A primeira das dicas para estudar de forma inteligente é ter em mente que assuntos difíceis requerem uma maior concentração para serem assimilados. ...
  2. A prática leva à perfeição. ...
  3. Consulte quem sabe. ...
  4. Tenha metas e seja realista. ...
  5. Não desista e seja paciente.

Muitos estudantes também encaram a procrastinação como, na verdade, um bloqueio mental e, por isso, muitos exclamam preocupados: “não consigo estudar!”. No entanto, o fato de não conseguir estudar pode ser resultado do cansaço, o que resulta em sono durante o estudo ou da falta de motivação para realizar suas tarefas.

Como superar o bloqueio mental para estudar?

  1. Planeje seus estudos. Uma das maneiras de superar o bloqueio mental para estudar é ter um planejamento claro do seu cronograma de conteúdos. ...
  2. Elimine distrações. ...
  3. Use técnicas de produtividade. ...
  4. Pratique meditação.

Lembre-se, a leitura faz parte dos estudos, mas estudar não se restringe a apenas ler. Se você anotar todo final de dia tudo que aprendeu ao longo do seu dia, vai permitir novas conexões e fundamentar o aprendizado. Agora você já sabe a diferença entre estudo e leitura e como a partir disso pode turbinar seus estudos.

O principal ponto para evitar a Curva do Esquecimento e manter as memórias dos conteúdos estudados é a criação de uma rotina de revisões, ou seja, não basta apenas assimilar o conteúdo uma vez. É necessário manter as memórias frescas.

Não estudei para a prova e agora?

  1. Faça boas anotações: ...
  2. Descubra quais são os conceitos importantes: ...
  3. Agora é hora de praticar: ...
  4. Guarde o material e vá dormir: ...
  5. Tome um café da manhã bem leve e balanceado: ...
  6. Planeje sua sessão de estudos: ...
  7. Dê uma ida ao banheiro e vá mais cedo para a sala:

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

Um desempenho consistentemente fraco pode indicar que não houve adaptação à vida acadêmica e que está difícil acompanhar o ritmo e os novos conteúdos. Outra causa possível é a insistência em acumular a matéria toda para a véspera das provas.

Para começar, o que é o bloqueio nos estudos? Bem, nada mais do que aquela situação na qual você, por algum motivo, simplesmente não consegue evoluir no aprendizado de um assunto. Ou então, não reúne concentração suficiente para prosseguir em suas atividades acadêmicas.

se você não gosta de estudar é bem provável que você se sinta de modo parecido. Talvez as suas atuais habilidades, talvez as suas memórias existentes, ou seja, a sua base atual de conhecimento e suas competências hoje não estejam adequadas para os desafios de estudo que você tem adiante.

Como driblar a ansiedade nos estudos?

  1. Encare as provas e exames racionalmente.
  2. Não deixe para estudar na última hora.
  3. Tenha uma rotina de estudos equilibrada.
  4. Controle sua respiração.
  5. Faça exercícios físicos.
  6. Alimente-se bem.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil. Depende do caso é normal, iu é um sinal de um problema.

Sabia que a leitura em voz alta é excelente para ajudar a se concentrar mais? Isso mesmo. O leitor tende a ficar mais atento ao que está escrito e à forma de pronunciar as palavras. Além disso, essa prática é ideal para fixar conteúdos na mente.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

QUAIS OS PRODUTOS NATURAIS QUE PODEM AUXILIAR NA FALHA DE MEMÓRIA?

  1. Por: 101.90. Magnésio Treonato 300mg - 60 Cápsulas. ...
  2. Por: 172.00. Fosfatidilserina 200mg - 60 Cápsulas. ...
  3. Por: 34.00. Colina E Inositol - Suplemento para Memória - 60 Cápsulas. ...
  4. A partir de: 30.90. Ginkgo Biloba Concentrado 120mg.