O que fazer quando o bebê acorda a noite toda?

Perguntado por: ahilario3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada

  1. Crie uma rotina. Comece criando uma rotina relativamente rígida para dormir. ...
  2. Diferencie noite do dia. Seu filho precisa saber diferenciar o dia da noite. ...
  3. Deixe que ele pegue no sono sozinho. ...
  4. Dê uma naninha. ...
  5. Espere antes de agir.

Os primeiros meses do bebê são muito importantes para garantir que as crianças desenvolvam bons hábitos de sono à noite. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que bebês não sabem dormir sozinhos, por isso o bebê acorda chorando várias vezes à noite.

Use os chamados barulhos brancos (white noises), ou outras músicas de ninar, e movimentos como um balanço suave para o bebê embalar no sono, ou emendar um ciclo de sono em outro, sem despertar completamente.

Embora possa parecer sempre estar ligado a um sono mais leve ou à insônia, os despertares noturnos podem ter várias causas diferentes. Porém, existem os quatro fatores principais que podem estar relacionados aos acordares durante a madrugada, como causas psicológicas, físicas, maus hábitos do sono e distúrbios do sono.

Normalmente, após os 6 meses, quando a criança está com bom desenvolvimento, já não há mais a necessidade das mamadas noturnas. Para gradualmente ir eliminando esse hábito, é importante que a mãe promova ações de indução do sono.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

Camomila. Famosa por suas propriedades calmantes, a camomila pode ajudar a induzir uma noite de sono mais tranquila e tem um efeito relaxante sobre o sistema nervoso do bebê irritadiço.

O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

Isso porque trata-se de uma reação normal de seu organismo, que ainda está se acostumando com a vida fora da barriga da mamãe. Por um breve período, as coisas ficam um pouquinho desreguladas na vida do bebê, como a hora da alimentação e, principalmente, do sono. E, por isso, muitas vezes o bebê acorda de madrugada.

CRIE UMA ROTINA DO SONO:
Em seguida, dê um banho morno no bebê, podendo até apostar na massagem shantala ou outros tipos de massagem relaxantes. A amamentação também é importante nesse período, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, sempre observando os sinais de fome dele.

“Evidências demonstradas por estudos indicam atualmente que alimentos que contém o aminoácido triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio contribuem para uma boa noite de sono”, reforça Marília. A seguir, a nutricionista listou 10 alimentos que contêm essas substâncias e que podem ajudar os pequenos a dormir melhor.

Por algumas noites, atrase o horário de ir deitar em 15 minutos. Por exemplo, se ele vai para a cama às 20h, espere até 20h15. Nesse período, mantenha-o acordado com atividades leves, nada muito estimulante como TVs e jogos eletrônicos ou brincadeiras intensas demais.

Crie um ritual do sono
Vale dar um banho morno, fazer massagem, contar uma história, enfim, atividades que acalmem o bebê. O ideal é que esse ritual seja adotado já nos primeiros meses de vida, porém, se não foi assim, nunca é tarde para começar. As crianças adoram a previsibilidade.

Após os 6 meses, com a introdução da alimentação sólida, seu bebê já pode dormir a noite toda, desde que não haja recomendação do pediatra para que ele seja alimentado durante a noite. Entretanto, muitos bebês ainda despertam no mínimo 2 vezes durante a madrugada e só voltam a dormir com a ajuda dos pais.

O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”, explica ela. Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.