O que fazer quando o bebê acorda muito à noite?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada

  1. Crie uma rotina. Comece criando uma rotina relativamente rígida para dormir. ...
  2. Diferencie noite do dia. Seu filho precisa saber diferenciar o dia da noite. ...
  3. Deixe que ele pegue no sono sozinho. ...
  4. Dê uma naninha. ...
  5. Espere antes de agir.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Os despertares noturnos acontecem por vários motivos , desde a falta de rotina , fome , frio / calor , dentição , doença , cólicas , refluxo , associação negativa seja pela necessidade de dormir sendo amamentado através do aleitamento materno ou mamadeira, sendo ninado ou até acostumado a dormir no colo .

Embora possa parecer sempre estar ligado a um sono mais leve ou à insônia, os despertares noturnos podem ter várias causas diferentes. Porém, existem os quatro fatores principais que podem estar relacionados aos acordares durante a madrugada, como causas psicológicas, físicas, maus hábitos do sono e distúrbios do sono.

Camomila. Famosa por suas propriedades calmantes, a camomila pode ajudar a induzir uma noite de sono mais tranquila e tem um efeito relaxante sobre o sistema nervoso do bebê irritadiço.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

Algumas ervas, como camomila, valeriana (erva-dos-gatos) e erva-cidreira, além de servirem para chá, podem ser usadas para fazer um travesseiro de ervas e também serem incluídas no banho, para ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor.

Em vários casos, o desconforto físico é o causador do problema. Um quarto muito quente ou frio, por exemplo, faz o corpinho despertar e chamar por ajuda. O mesmo acontece com a fralda que vaza, como a famosa e indesejável explosiva. Cólicas e até uma gripe ou virose levam a um bebê que não dorme a noite inteira.

Passos para ensinar o bebê a dormir sozinho

  1. Respeitar a rotina do sono. ...
  2. Colocar o bebê no berço. ...
  3. Consolar se ele chorar, mas sem tirar do berço. ...
  4. Se afastar aos poucos. ...
  5. Mostrar segurança e firmeza. ...
  6. Ficar no quarto até ele dormir. ...
  7. Evitar estímulos antes de dormir.

CRIE UMA ROTINA DO SONO:
Em seguida, dê um banho morno no bebê, podendo até apostar na massagem shantala ou outros tipos de massagem relaxantes. A amamentação também é importante nesse período, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, sempre observando os sinais de fome dele.

Crie um ritual do sono
Vale dar um banho morno, fazer massagem, contar uma história, enfim, atividades que acalmem o bebê. O ideal é que esse ritual seja adotado já nos primeiros meses de vida, porém, se não foi assim, nunca é tarde para começar. As crianças adoram a previsibilidade.

O índice de despertares representa a quantidade de despertares que ocorrem a cada hora de exame sendo considerado normal abaixo de 10 evetos/hora.

Espasmos infantis são convulsões caracterizadas por flexão súbita dos membros superiores, seguida de flexão do tronco, extensão dos membros inferiores e hipsarritmia ao eletroencefalograma (EEG). O tratamento consiste em hormônio adrenocorticotrófico, corticoides orais ou vigabratina.

Calmantes não são indicados para bebês menores de 1 ano de vida, mas a partir dessa idade, os remédios homeopáticos, conhecidos também como florais, podem ser recomendados para o bebê que seja muito agitado e que as técnicas não funcionam.

Camomila: Além do efeito calmante, essa erva ajuda na saúde digestiva e da pele. Manjericão: Para relaxar e aliviar as cólicas. Hortelã: Contra resfriados e vias aéreas congestionadas.

Modo de preparo:
Acrescentar as flores de camomila, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Deixar amornar, coar e dar 1 colher de chá de 2 a 4 vezes ao dia para o bebê.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

O que pode acontecer se você se servir do uso de remédios para fazer seu bebê dormir melhor é uma dependência química, podendo trazer problemas futuros, isto é, o bebê pode não conseguir mais dormir se não estiver sob o efeito desses remédios. Além de efeitos colaterais como tontura, boca seca e agitação.

Tempo de Sono por Idade
Mas existe uma media esperada e adequada do sono do bebê, que é considerado saudável para seu desenvolvimento e crescimento. 1º mês – O Bebê recém-nascido dorme em torno de 16 a 20 horas por dia. Diminuindo para 16 a 18 horas por dia no primeiro mês.