O que fazer quando te colocam apelido?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

"A melhor coisa a fazer é ignorar, pois se o apelido é dado com má intenção, o que mais as pessoas que o deram querem é aborrecer o jovem. O ideal é que ele não entre na chantagem. Este é um caminho que desarma o agressor", sugere.

Praticamente em todos os casos os autores dos apelidos não sofrem nenhum tipo de punição por parte da escola. O melhor é que os professores ministrem aulas voltadas para essas questões, mostrando aspectos de diversos lugares e promovendo aberturas para que os alunos relatem suas respectivas origens.

O apelido pejorativo criado pelo empregador, mesmo que seja com o intuito de brincar, pode causar uma ofensa verbal, que poderá expor o empregado a uma situação de constrangimento e humilhação, inclusive, causando-lhe um abalo psicológico, caracterizado como assédio moral.

Sim, o Sr. poderá iniciar um processo. Primeiramente, orientamos que se dirija a um cartório e faça uma ata notarial com o registro das conversas e o máximo de dados que possui da parte contrária. A resposta foi útil para você?

Para isso, profissionais do direito explicam que o primeiro passo é juntar todas as provas possíveis, como mensagens de celular, gravações e também testemunhas. Em seguida, é indicado que a vítima da calúnia procure uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (BO).

O tagarela é aquele que fala muito. É também conhecido por outros nomes, como: “linguarudo” e “matraca”. Muito comumente, costuma ser uma pessoa indiscreta e que não consegue guardar segredos.

Docinho. Sua namorada é um doce de pessoa e agradável em qualquer situação? Docinho pode ser usada de uma forma carinhosa e fofa para se referir a ela.

Como medida preventiva, uma sugestão é criar um código de conduta a ser seguido pelos colaboradores e trabalhar para criar uma cultura organizacional positiva e empoderadora. Do lado repressivo, a escola pode advertir e suspender o funcionário que for identificado como responsável por propagar as fofocas.

Nesses casos, o melhor a fazer é ignorar ou tentar explicar que isso está lhe incomodando, de maneira clara e equilibrada. Para lidar melhor com isso a saída é cuidar bem da saúde emocional. Se a situação persistir mesmo diante da conversa, talvez você realmente precise tomar medidas mais sérias.

Significado de Apelido
Nomeação que expressa uma particularidade de alguma coisa. Nome particular usado no lugar do nome próprio; alcunha. [Antigo] Ação de chamar, de convocar; chamamento. expressão Ser apelido.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

INJÚRIA: ofender alguém com palavras de baixo calão ferindo seu respeito pessoal. É o famoso “xingamento”. Ex.: “Você é agressor”,”você é mentiroso”, “você é estuprador”, “você é adúltero”.

Segundo a relatora, no Código de Processo Civil de 1973 ficou estabelecido que os honorários de advogado, quando procedente o pedido da ação, serão fixados entre 10% e 20% sobre o valor da condenação – ou seja, o montante econômico da questão litigiosa.

Se você for acusado de um crime que não cometeu, deve começar a formular sua defesa imediatamente. Comece identificando provas que possam apoiar seu caso que comprove sua inocência e, evite oferecer qualquer coisa incriminatória à polícia, ao Ministério Público.

Já no caso de ofensas proferidas pela internet, o mesmo Tribunal varia suas decisões condenando os ofensores ao pagamento de indenização por danos morais entre R$ 7 mil e R$ 20 mil reais, quando as ofensas ocorrem entre anônimos.

COMO COMPROVAR QUE FUI VÍTIMA DE CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA? É totalmente possível comprovar através de mensagens de celular, gravações (ligação ou de vídeo), postagens em redes sociais e testemunhas.