Porque as moscas colocam larvas na comida?

Perguntado por: asales . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções. Portanto, quando uma mosca pousa na comida, ela pode estar procurando um local para continuar sua linhagem, e não apenas se alimentar.

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos. Observe também se há presença de larvas em suas fezes e, se for o caso, leve as larvas para a consulta para mostrá-las ao médico.

Na verdade, porém, as larvas nascem de ovos postos por moscas, mas estes são tão minúsculos que são invisíveis a olho nu. Sendo os alimentos em decomposição a refeição ideal para as larvas, as moscas são ótimas a encontras peças de fruta podre na sua cozinha.

Se você guardar uma comida com ovos de mosca, fique sabendo que dentro de 8 a 24 horas esse alimento vai estar coberto de larvas que vão começar a se alimentar e crescer.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

Não se preocupe, larvas de moscas não causam parasitoses , sendo destruídas pelo suco gástrico do estômago.

Alguém sabe como matar larvas de arroz? O mais importante é manter o local totalmente higienizado, ou seja, a sugestão é lavar o recipiente, antes de armazenar o arroz, com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Comendo larvas
Isso se torna um problema, por exemplo, quando o alimento está apodrecendo e passa a ter um acúmulo de bactérias. Por outro lado, quando estão em uma "dieta saudável", as larvas não costumam ser um grande perigo. Em algumas culturas, as larvas podem ser comidas intencionalmente e preparadas na fritura.

A bicheira é causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas. Depois de se alimentarem por um período no tecido humano, elas caem e se escondem no solo, em forma de pupa, para dar origem a uma nova mosca.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas

Na verdade ocorre a transformação de um ser em outro, a lagarta "vira" uma borboleta. Dizemos que a lagarta é a fase larval (a criança) das borboletas e mariposas.

6 dias

Normalmente a fase larval dura de 4 a 6 dias e há três fatores que influenciam sua duração: nutrição, umidade e temperatura. Em um quilo de esterco podem desenvolver-se até 10.000 moscas.

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos.

A explicação? O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes. Isso também funciona com arroz integral, mas ele só continua fresco por seis meses na despensa e um ano na geladeira ou no congelador.

Estas larvas são também chamadas de “bicho do lixo” e esteja certa de uma coisa: elas nunca vão surgir do arroz estragado (ou não) e muito menos de qualquer outra coisa que você jogue no lixo. Aqueles “vermes” brancos são, na maioria das vezes, larvas de moscas.

Dá uma olhada!

  1. Use uma solução de água sanitária diluída em água para lavar o armário. ...
  2. Aposte na solução de água com vinagre branco e detergente. ...
  3. Espalhe cravos nas prateleiras para afastar os insetos. ...
  4. Guarde os alimentos em potes de vidro herméticos.