O que foi a primeira Revolução Industrial resumo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Foi caracterizada pela ascensão das máquinas e de equipamentos diversos na produção industrial. Esse período ficou marcado por diferentes inovações tecnológicas e mudanças sociais. O uso do carvão mineral, da máquina a vapor, da locomotiva e do telégrafo são exemplos típicos dessa época.

A Revolução Industrial é o grande marco de transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Os avanços da tecnologia durante os séculos XVIII e XIX possibilitaram o surgimento de várias invenções, como máquinas hidráulicas, máquinas eólicas, máquinas a vapor e o carvão como fonte de energia.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XVIII e do século XIX. Sua principal característica foi o surgimento da mecanização que operou significativas transformações em quase todos os setores da vida humana.

Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

Essa Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de fios e tecidos.

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, marcou o surgimento da indústria e a consolidação do capitalismo, gerando grandes transformações no planeta. A indústria têxtil foi a primeira área a ser impactada pelo desenvolvimento tecnológico que marcou a Revolução Industrial.

Inglaterra

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

Outras consequências da Revolução Industrial
Dinamização do processo industrial: a produção se tornou mais fluida e rápida. Redução do custo de produção: quanto maior a quantidade de produtos produzidos, menor seu preço de custo. Aumento da concorrência, em decorrência das novas empresas que começaram a surgir.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

IT Digital Innovation Executive

  • A Primeira Revolução Industrial (1760 – 1840):
  • A Segunda Revolução Industrial (1840 – 1945):
  • A Terceira Revolução Industrial (1950 – 2010):
  • A Quarta Revolução Industrial iniciou em 2011:

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

Essa transformação chamou-se Revolução Industrial. Três tipos de máquinas destruíram o velho mundo e construíram o novo. A primeira foi a máquina de fiação, a segunda o tear mecânico e a terceira, o motor a vapor. A máquina a vapor foi um dos elementos que destruiu o velho mundo e construiu o novo.

1760 – 1840

carvão mineral

Durante a Primeira Revolução Industrial, o carvão mineral e também o carvão vegetal foram a principal fonte de energia para as indústrias. Em 1888, por exemplo, cerca de 97% de toda a energia mundial era proveniente desse combustível.

Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

mecanização da agricultura e da indústria; desenvolvimento das comunicações; novos meios de transporte; avanços na medicina.

O processo de Revolução Industrial aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra. De sua primeira fase, destaca-se o uso da máquina a vapor, construída inicialmente por Thomas Newcomen, em 1698, e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

A indústria, na forma que a conhecemos hoje teve sua origem na primeira revolução industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX na Inglaterra. A principal finalidade de uma indústria é transformar matéria-prima em produto acabado, usando para isso mão de obra humana, máquinas e energia.