O que foi a Revolução Industrial resumo pequeno?

Perguntado por: ncoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

A Revolução Industrial é o grande marco de transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Os avanços da tecnologia durante os séculos XVIII e XIX possibilitaram o surgimento de várias invenções, como máquinas hidráulicas, máquinas eólicas, máquinas a vapor e o carvão como fonte de energia.

As causas da Revolução Industrial terem ocorrido são muitas: inovações tecnológicas a serviço da produção, mão de obra disponível, estímulo ao livre comércio e capitais disponíveis para investimento.

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

Os principais avanços tecnológicos conhecidos nessa fase foram:

  • uso do carvão como fonte de energia para a máquina a vapor;
  • desenvolvimento da máquina a vapor e criação da locomotiva;
  • invenção do telégrafo;
  • aparecimento de indústrias têxteis, como a do algodão;
  • ampliação da indústria siderúrgica.

A Revolução Industrial foi um movimento que se iniciou na Inglaterra no século XVIII, e que influencia diretamente o sistema social, econômico e político mundial até hoje. Principais motivos: fortalecimento da classe burguesa na Inglaterra; diversas invenções (máquina de fiar, tear mecânico, da máquina a vapor, etc.);

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes Page 2 transformações.

O processo de Revolução Industrial aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra. De sua primeira fase, destaca-se o uso da máquina a vapor, construída inicialmente por Thomas Newcomen, em 1698, e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

A Revolução Industrial foi um conjunto de profundas transformações sócioeconômicas ocorridas na Europa a partir de 1750, onde se observa a saída relativa do sistema feudal e agrário para um sistema capitalista. Trata-se da consolidação de um novo período histórico, com o surgimento do capitalismo industrial.

Podemos classificar a evolução industrial em 3 fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

1760 – 1840

A expansão das áreas urbanas e a dinamização do comércio e da economia são impactos positivos da industrialização. O aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera e o desemprego estrutural decorrente da automação da produção são impactos negativos da industrialização.

Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.

Aspectos positivos da Revolução Industrial
mecanização da agricultura e da indústria; desenvolvimento das comunicações; novos meios de transporte; avanços na medicina.

Esse período é o grande marco da passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. As tecnologias originadas durante a revolução industrial permitiram o surgimento de diversas invenções, como máquinas eólicas, máquinas a vapor, hidráulicas e o carvão como fonte de energia.

As consequências mais importantes da primeira Revolução Industrial foram: A organização da sociedade em dois grupos distintos: a burguesia versus o proletariado. A substituição do trabalho humano pelas máquinas, ampliando o êxodo rural e intensificando o crescimento urbano.

Essa transformação chamou-se Revolução Industrial. Três tipos de máquinas destruíram o velho mundo e construíram o novo. A primeira foi a máquina de fiação, a segunda o tear mecânico e a terceira, o motor a vapor. A máquina a vapor foi um dos elementos que destruiu o velho mundo e construiu o novo.

Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial. Confira abaixa o resumo de cada um desses períodos e suas principais características.

A Revolução industrial, que é dividida por três fases, foi responsável, principalmente, por transformações econômicas, tendo em vista o surgimento das indústrias, mas também por novas configurações sociais. Foi nesse período que o capitalismo começou a se consolidar e também ditar os padrões de vida da sociedade.