Quais são as três fases da primeira Revolução Industrial?

Perguntado por: asilveira9 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.

Resumo. Para alguns estudiosos, a terceira Revolução Industrial teve início nos Estados Unidos e em alguns países europeus, quando a ciência descobriu a possibilidade de utilizar a energia nuclear do átomo.

Terceira Revolução Industrial
Avanço da informática, química, robótica e genética voltadas para o mercado. Ainda atual, desenvolve os meios de comunicação e transporte, diminuindo distâncias e acelerando a globalização.

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

A Terceira Revolução Industrial corresponde aos avanços, especialmente nas áreas da robótica e eletrônica. A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, corresponde a uma das fases da Revolução Industrial.

Revolução Técnico-Científica-Informacional da segunda metade do século XX. A Terceira Revolução Industrial iniciou a partir da década de 1950, quando houve uma série de evoluções tecnológicas no mundo, que possibilitou a união de conhecimento científico e produção industrial.

1870

Foi caracterizada pela ascensão das máquinas e de equipamentos diversos na produção industrial. Esse período ficou marcado por diferentes inovações tecnológicas e mudanças sociais. O uso do carvão mineral, da máquina a vapor, da locomotiva e do telégrafo são exemplos típicos dessa época.

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

As causas da Revolução Industrial terem ocorrido são muitas: inovações tecnológicas a serviço da produção, mão de obra disponível, estímulo ao livre comércio e capitais disponíveis para investimento.

Terceira fase da globalização
Nesse momento, houve um forte crescimento das tecnologias de comunicação e informação, que permitiram ainda mais o avanço das trocas comerciais ao redor do mundo, além de consolidar a fase do capitalismo financeiro em nível global.

Iniciada na Inglaterra no século XVIII, a industrialização se processou por meio de diversas etapas, as chamadas Revoluções Industriais, e de forma desigual entre os diferentes países, podendo ser classificada em: clássica; planificada; tardia.

Para facilitar o estudo deste evento tão relevante da economia mundial é norma dividi-lo em fases da industrialização, sendo elas:

  • Primeira revolução industrial.
  • Segunda revolução industrial.
  • Terceira revolução industrial.

IT Digital Innovation Executive

  • A Primeira Revolução Industrial (1760 – 1840):
  • A Segunda Revolução Industrial (1840 – 1945):
  • A Terceira Revolução Industrial (1950 – 2010):
  • A Quarta Revolução Industrial iniciou em 2011:

Pode-se dividir a Revolução Industrial em: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.