O que foi a manufatura na Revolução Industrial?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Manufatura é uma forma de transformação de matéria-prima em produto final a ser comercializado. Nascida no século XV, é a prática que antecedeu a indústria, estruturando as ações de uma forma mais próxima do que a praticada no século XIX.

Se a manufatura se caracteriza pela conversão de insumos em bens para o uso no dia a dia, a evolução dessa área no contexto industrial está relacionada à inserção de inovações com novas metodologias ágeis, tecnologias e máquinas que transformaram o processo produtivo ao longo do tempo e permitiram o avanço da demanda ...

A manufatura é o processo de transformação de matérias-primas ou componentes em produtos finalizados.

Produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, o que significa produtos perecíveis. Indústria alimentícia, têxtil, farmacêutica, cosmética são alguns exemplos desse tipo de manufatura.

A manufatura, antes era visto apenas como um processo feito à mão pelo artesão e conhecida como manufatura artesanal. Para Smith (1776), o único trabalho que gerava riqueza era o desenvolvido na agricultura.

O que é Manufatura
Ele consiste em transformar matéria-prima ou partes em bens acabados, utilizando trabalho humano, ferramentas, maquinários, processamento físico-químico. A manufatura em larga escala permite a produção em massa de bens, usando linhas de produção e tecnologias avançadas.

Como foi a origem? Os sistemas de manufatura começaram a ganhar um novo viés em seu conceito a partir da Revolução Industrial. Nesse período o aumento de empregos em fábricas foi maciço e no lugar dos artesãos, passaram a entrar em cena as máquinas, eventualmente, tomando o lugar desses profissionais.

Exemplos de Produtos Manufaturados

  • Automóveis de passageiros;
  • Veículos de carga;
  • Açúcar refinado;
  • Autopeças;
  • Motores para veículos; e.
  • Óleos combustíveis.

A produção em manufaturas significou um avanço tecnológico, pois possibilitou a produção de um maior volume de mercadorias em um tempo menor, aumentando a oferta de produtos.

Em resumo, a produção é um termo mais amplo que abrange a criação de bens e serviços em diferentes setores, enquanto a manufatura é um processo específico de produção que envolve a transformação de matérias-primas em bens físicos.

No sistema de manufatura, os produtos são feitos à mão e o artesão acompanha toda a produção. No sistema de maquinofatura, a força humana é substituída pela força da máquina e há uma maior divisão do trabalho, pelo que o operário executa sempre a mesma tarefa, que diz respeito a uma parte da produção.

Os 7 fluxos da manufatura

  • O fluxo de matéria-prima;
  • O fluxo de produto em processo;
  • O fluxo de produto acabado;
  • O fluxo da mão-de-obra;
  • O fluxo dos equipamentos;
  • O fluxo de informação;
  • O fluxo da engenharia.

1900 a 1960: era da manufatura. A produção em massa determinava o seu sucesso industrial. Tudo o que você precisava era ter uma fábrica e produzir algo, o mercado comprador estava garantido.

Os itens que conquistaram a primeira posição entre os produtos mais importados no país são os produtos manufaturados, ou seja, aqueles fabricados em série, de maneira padronizada e em grandes quantidades.

A Revolução Industrial alterou as formas de produção e as relações de trabalho. A manufatura deu lugar à maquinofatura. A fábrica substituiu a oficina. Os desenvolvimentos técnicos na indústria têxtil e metalúrgica aumentaram a capacidade produtiva e os trabalhadores começaram a ter outras funções e estatuto.

O processo de produção industrial é um método de produção que cria bens por meio da combinação de matérias-primas, utilizando uma fórmula específica e seguindo etapas bem definidas.

A principal indústria no período da Primeira Revolução Industrial era têxtil. Nesse período, surgiram diversas indústrias de tecidos de algodão que utilizavam o tear mecanizado. A produção desses tecidos era destinada à exportação, sendo um dos maiores impulsionadores da economia inglesa.

O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução Industrial. Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.