O que Jesus quis dizer em Mateus 22?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Este texto de Mateus 22 acima citado mostra Jesus vivendo um momento em que homens maliciosos querem arrumar um jeito de acusar Jesus de algum crime para os romanos. No primeiro momento eles fazem elogios e no segundo momento uma pergunta capciosa: “É licito pagar tributo a César ou não?”

A resposta dada a tal questionamento foi: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, referindo-se ao imperador romano César. Ou seja, Jesus afirma que não devemos misturar questões políticas e econômicas com questões religiosas.

Jesus está falando do grande banquete que o Pai preparou para nós, onde ninguém mais terá fome e sede, onde todos nós somos saciados, e o próprio Cristo é o alimento que nos sacia. A presença de Deus nos enche e nos preenche, de modo que a nossa fome e nossa sede interior são saciadas por essa presença de Deus.

22 Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito. 23 Porque o Senhor pleiteará a causa deles em juízo, e aos que os roubam lhes roubará a alma. 24 Não acompanhes o irascível, nem andes com o homem colérico, 25 Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.

As talhas eram de pedra, como as tábuas da lei, e estão significando a Antiga Aliança. A lei de pedra é sem misericórdia, sem amor (vazias, sem água e nem vinho). A lei é a causadora da falta de amor (vinho). Essa consciência de pecado era consequência da infinidade de preceitos, impossíveis de serem cumpridos.

Fazer um banquete significa celebrar com comida.
É um momento em que usufruímos com outras pessoas a abundância da provisão de Deus para nós. Há muitos exemplos de banquetes na Bíblia, desde o banquete de Abraão para celebrar o desmame de Isaac até a ceia das bodas do Cordeiro, quando Jesus retornar.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

Significado: Do latim Caesar, de caesaries, ''cabeleira longa, farta''. O imperador romano Júlio César transformou este nome em título, como designação de dignidade imperial.

Vamos examinar brevemente cada um deles. César Augusto: primeiro imperador de Roma, Caio Otávio César Augusto, governou de 27 a.C. a 14 d.C. Portanto, o nascimento e a infância de Jesus coincidem com o reinado de Augusto, como afirma o Evangelho de Lucas.

Ainda, precisam ser colocadas a serviço do Reino de Deus, por meio de pequenas coisas e pequenos gestos, as pessoas são capazes de promover a transformação da vida de outras, de promover a evangelização, de levar a fé, o conforto e o amor de Deus.

A festa de bodas é comemorada pelos casais em diversas ocasiões como forma de relembrar momentos importantes durante o casamento e reforçar o quanto esta união é forte e merece ser comemorada com uma festa de bodas. A origem da palavra boda vem do latim votum, que significa promessa.

A Parábola da Grande Ceia é uma ilustração feita por Jesus, para nos mostrar com que empenho Deus tem nos amado e deseja que estejamos com Ele na eternidade. Perceba, que o convite é emitido a todos. Primeiro aos judeus, depois aos gentios. Mas qualquer um deles, que ouviu creu e veio, foi recebido no banquete.

13 Mas, quando deres um banquete, chama os apobres, aleijados, coxos e cegos, 14 E serás abem-aventurado; porquanto não têm com que to brecompensar; porque recompensado te será na cressurreição dos justos.

Precisamos cuidar da nossa vida todos os dias, porque, ninguém desvia-se de Deus de uma hora para outra. Hoje estou aqui em Deus, e amanhã não estou mais; isso não existe! Nós nos desviamos do caminho do Senhor aos poucos, O abandonamos e acabamos seguindo outro caminho, ou seja, relaxamos.

Salmo 22 é um dos mais famosos clamores por socorro que encontramos em todo o Antigo Testamento. Nele, o salmista suplica por ajuda divina em uma situação de extrema adversidade, na qual se depara com a possibilidade real de sua morte. A angústia do salmista, além de aguda, é completa.

O Senhor é o pastor que me conduz: / felicidade e todo bem hão de seguir-me! 1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças.

Resumindo, “[Fazer] tudo quanto Ele [nos] disser”.

Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).