O que João Batista quis dizer?

Perguntado por: abrito6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pregando o batismo e a conversão dos pecados, ele se tornou bastante conhecido, alcançando com seus ensinamentos muitas pessoas da Judéia e Jerusalém. Porém, uma de suas principais falas se refere, exatamente, a sua principal missão, anunciar Jesus. “Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu.

João anunciava que a chegada do Messias estava próxima e pedia a adesão do povo, selando-a com o batismo. As autoridades mandam investigar se João pretendia ser ele o Messias, mas João nega. Segundo Mateus, João dizia: “Converta-se, porque o Reino do Céu está próximo”.

João Batista desde cedo já sabia qual era o seu propósito aqui na terra: Anunciar a vinda de Jesus Cristo – o Salvador – e ele permaneceu fiel ao seu chamado. O profeta Isaías já havia profetizado a respeito dele. E isso é confirmado no texto de Mateus: Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. 27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, 28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe.

Deslumbrado, Herodes, então, prometeu-lhe o que desejasse. Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João. O Rei não queria matá-lo, mas como voltar atrás na promessa feita ante tantos convidados? Assim, João foi decapitado e sua cabeça entregue numa bandeja.

Segundo a profecia de Isaías, João se retirou para o deserto da Judeia e com sua pregação convidou o povo a se converter para se preparar para a iminente vinda do Messias.

As características que revelavam João como um homem descentrado eram: a humildade do discípulo, a rudeza do profeta, a sabedoria da vida ascética e a força de uma missão. Humildade: Sendo a humildade a grande virtude dos santos, em João Batista ela se destacava.

ELE ERA SANTO
João Batista foi chamado para ser o mensageiro de Jeová. Ele deveria “imprimir” nas pessoas uma “nova direção aos pensamentos”. Ele “devia impressioná-las com a santidade dos reclamos divinos”. Ora, se ele fora chamado para exercer uma obra de santidade, então ele próprio deveria ser santo.

Aprendemos com esse relato que ao mostrarmos compaixão pelas outras pessoas, mesmo quando nos sentimos tristes, seguimos o exemplo de Jesus Cristo. Resuma para um membro da família ou para um amigo o relato de Jesus mostrando compaixão pelas pessoas depois de saber da morte de João Batista.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

Jesus indica João como sendo o maior nascido de uma mulher. Mas acrescenta: O menor no Reino dos Céus é maior do que ele.

Discursar ou tentar divulgar suas ideias em vão, sem ser ouvido.

João Batista prega arrependimento e batismo, preparando o caminho do Senhor Jesus Cristo; Mateus 3:13–17.

A luz da lua pousa sobre Salomé e Herodes, ainda horrorizado, ordena que seus soldados a matem. Eles se lançam sobre ela e a matam sob seus escudos.