O que Juliette tem no cérebro?

Perguntado por: oviana4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Juliette: entenda o aneurisma cerebral, diagnosticado na ex-BBB e em outros famosos.

A irmã da campeã do BBB21 faleceu em decorrência de um AVC, causado por um aneurisma cerebral que se rompeu, quando tinha 17 anos.

O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes). Sintomas: Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos.

Sem cirurgia, a chance de sobrevivência é de apenas 20%. Quando há rompimento, o tratamento precisa ser imediato, com cerca de 50% de chance de recuperação mesmo chegando ao hospital.

Dependendo do local que ele se encontra, pode comprimir estruturas próximas ao cérebro e causar alguns sintomas, como visão dupla, perda da visão, dor de cabeça, nos olhos, no pescoço, náuseas e vômitos, perda da consciência, confusão, fotofobia ou convulsões.

A ex-BBB nascida na Paraíba mudou-se para a cidade por conta do trabalho e hoje vive um ampla casa recém-reformada pelo escritório AC Arquitetura.

A campeã do Big Brother Brasil 21 também revelou ter chorado por não conseguir ir a um lugar público junto de seus amigos: Eu chorei essa semana, eu queria ir a um barzinho. Aí começou a ficar tarde, e me falaram: 'Juliette, sábado à noite não tem mesa, vai ser uma burocracia, tem que chamar segurança'.

Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.

A ruptura de um aneurisma da aorta requer intervenção imediata, pois há risco à vida. As principais causas do aneurisma da aorta estão associadas à aterosclerose. Os fatores de risco são os mesmos da doença coronariana: fumo, diabetes, hipertensão, colesterol e história familiar.

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!

A angiotomografia é método diagnóstico rápido e minimamente invasivo que passou a ser utilizado recentemente nos casos de aneurisma intracraniano, possuindo 100% de especificidade e podendo atingir 95% de sensibilidade, na avaliação dos aneurismas do círculo de Willis, substituindo a angiografia digital, mas não em ...

Já no caso do aneurisma rompido, o paciente sempre enfrenta uma dor de cabeça repentina e extremamente forte, geralmente encarada como a pior dor de cabeça da vida.

Diagnóstico dos aneurismas cerebrais
As imagens neurológicas podem detectar aneurismas incidentalmente. O diagnóstico dos aneurismas requer angiografia ou angiografia por TC ou angiografia por ressonância magnética. Se houver suspeita de aneurisma micótico, devem-se obter hemoculturas bacterianas e fúngicas.

Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, e cerca de metade dos que sobrevivem permanece com sequelas importantes que comprometem a qualidade de vida.

Alguns casos podem ser conduzidos sem cirurgia, são aqueles aneurismas que nunca se romperam e que apresentam risco muito baixo de sangramento devido seu tamanho e localização .

Como resultado, um AVC pode causar sintomas graves ou pequenos e requer atenção médica imediata! Já um aneurisma ocorre quando há uma área fraca e saliente na parede de uma artéria. Você pode ter um aneurisma sem apresentar sintomas, por exemplo.

Como prevenir o aneurisma e a sua ruptura

  1. Tenha hábitos de alimentação saudável. ...
  2. Mantenha bons níveis de pressão arterial. ...
  3. Faça exercício. ...
  4. Reduza e gerencie o estresse. ...
  5. Evite o abuso de álcool. ...
  6. Atenção com a apneia. ...
  7. Não fume. ...
  8. Converse com seu médico.

As dores ligadas ao aneurisma geralmente têm duas características específicas: começam do nada e são extremamente fortes. E elas também não são os únicos sintomas, podem estar acompanhadas de outros. Como: rigidez no pescoço.