O que não dizer em um velório?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Está tudo bem não saber o que dizer ou o que fazer em um velório, mas não vale sair falando qualquer coisa só para evitar o silêncio. Expressões como “era a hora dele(a)”, “não fique triste” ou “está tudo bem?” são algumas das falas a serem evitadas nestas horas.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Condução de um cadáver à sepultura. 3. Funeral; préstito fúnebre; saimento.

Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto. A cor preta está associada à escuridão, falta de luz, cor da noite, da tristeza e do sofrimento pela perda de um ente querido.

Mas, você pode, tranquilamente, combiná-lo com outros tons suaves como nude, branco ou outra cor de sua preferência. O que significa ir de branco no velório? No Brasil, o hábito de vestir peças de roupas na cor branca está sendo cada vez mais utilizada, principalmente em casos de mortes decorrentes de atos violentos.

Ao chegar a um velório, é importante cumprimentar a todos os presentes. Caso não conheça uma pessoa ou um determinado grupo pode-se fazer um aceno respeitoso. Em relação aos parentes e pessoas mais próximas da pessoa falecida é importante prestar solidariedade.

Expressar-se com “meus sentimentos” ou “meus pêsames”
Tentar compreender e respeitar a dor do outro é o mais importante. O apoio de amigos em momentos difíceis faz perceber com quem se pode contar de verdade.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

O que significa ir de branco no velório na Ásia? No Brasil, a cor preta é usada em eventos fúnebres, mas em países como a Índia, a China e o Japão, o branco é a cor do luto e é associada ao silêncio e à paz.

Em homens, é possível usar blusa social, calça e, caso ache necessário, terno. Acessórios também são bem aceitos, mas é importante lembrar como o ente querido que partiu gostava de utilizá-los. Para as mulheres, uma das principais peças que são utilizadas para a escolha das roupas de velório são os vestidos.

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

É errado não ir ao enterro? Sem velório, é mais difícil materializar a perda. A falta do funeral e da possibilidade de ver o corpo dá ao luto um sentimento de irrealidade, que já existe numa situação de perda, mas é muito agravado pela impossibilidade de ver o corpo.

Uma higienização geral é feita, utilizando desinfetante apropriado, aplicado no corpo todo, inclusive nos orifícios. Depois, uma das técnicas de conservação para retardar a decomposição do corpo e evitar que ele exale odor antes do enterro é realizada.

Ao chegar em sua residência, retire toda a sua roupa, ponha a lavar, se não fizer a lavagem em seguida, deixe de molho. Depois que for a um cemitério, velório, hospital ou locais de trabalhos espíritas, você deve fazer um ritual para limpeza. Você sabia disso? Se não, aprenda como se limpar!

Não há um cronograma para a duração do luto ou como você deve se sentir após um determinado período. Depois de doze meses, pode parecer que tudo aconteceu ontem, ou pode parecer que tudo aconteceu há muito tempo. Esses são alguns dos sentimentos que você pode ter quando está lidando com o luto de longo prazo.

cor preta

A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.

Mulher não podia ser enterrada com batom na boca ou esmalte nas unhas.

Comprova a presença dos envolvidos:
Com a “Ata de Reunião” bem descrita e a “Lista de Presença” contendo sua assinatura, ficará bem mais fácil você resgatar e comprovar o que foi acordado.

Já na funerária, o principal responsável pela preparação dos corpos é o tanatopractor, que utilizará uma série de técnicas para deixar o falecido com a melhor aparência possível, permitindo que os seus parentes o velem de forma adequada.