O que não pode comer no jejum de Daniel?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Apesar da inspiração bíblica, vinho, peixe e pão — os alimentos mais populares dos textos sagrados — devem ficar de fora da dieta. Quem participa da prática de 21 dias bebe apenas água e come somente alimentos cultivados a partir de sementes, como frutas, verduras e legumes.

Frutas: Qualquer tipo. / Sucos naturais: somente com água e sem açúcar. > Temperos: Alho, sal, pimentão, óleo de soja e cheiro verde. > Derivados de soja: Todos sem açúcar.

O propósito do jejum não deve ser o de impressionar as pessoas. O Senhor aconselhou: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam.

Além disso são permitidos grãos integrais, nozes, castanhas e óleos vegetais saudáveis. Produtos industrializados, café, energéticos, carne de qualquer animal, ovos, laticínios, açúcar e outras bebidas com álcool são barradas.

O que comer durante o Jejum de Daniel
Frutas: abacate, açaí, abacaxi, ameixa, amora, banana, caju, caqui, cereja, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, mamão, manga, maracujá, maçã, melancia, melão, mimosa, pera, etc.

1º dia: Ore o Salmo 15 e tome posse da herança que o Senhor reservou para você. 2º dia: Ore o Salmo 19 e levante bandeiras de vitória na sua vida, em nome do Senhor. 3º dia: Ore o Salmo 23 e deixe entrar o Rei da Glória na sua vida e na sua casa.

Essa consagração tem como inspiração o Jejum feito pelo profeta de Daniel, que se absteve de alimentos e coisas prazerosas, como uma forma de buscar a Deus e vencer seus inimigos, assim como evitar participar do banquete do Rei, onde a mesa era consagrada aos deuses babilônicos.

Como fazer o Jejum de Daniel?

  1. Para fazer o Jejum de Daniel é preciso realizar um jejum parcial, evitando comer coisas que lhe são saborosas. O objetivo é ter mais comunhão com Deus, sacrificando o prazer de comer durante algum tempo. ...
  2. Atenção!
  3. Ore e estabeleça um tempo para o jejum.

O Jejum de Daniel, Parte I

  • Todas as frutas e verduras.
  • Todos os legumes.
  • Cereais.
  • Frutos secos e sementes.
  • Queijo de soja.
  • Ervas e temperos.

Geralmente este modelo de jejum é o que algumas igrejas usam e chamam de jejum de Daniel, pois o fazem no período de vinte e um dias. Daniel deixou de comer carne, beber vinho e também não usou perfumes durante esse tempo.

  • Café com leite ou chá sem aúcar. OU. Suco de fruta (não vale de caixinha, algumas sugestões AQUI )
  • Pão (de sua preferência) com queijo OU margarina OU ovos. OU. Bolo de frutas sem açúcar (clique AQUI para uma receita da Sil) OU. Tapioca com queijo.
  • Fruta.

O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede. Esse é o jejum verdadeiro que brota de um espírito contrito.

O que se indica para quebrar o jejum, é que alimentos e bebidas de boa qualidade nutricional sejam ingeridos. Ou seja, o indicado é ter uma alimentação saudável durante a janela, com alimentos que contenham muitos nutrientes e vitaminas, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e carnes magras.

Pai, peço-te a graça de entender que sou um peregrino nesta Terra. Que eu me lembre de que mesmo possuindo bens nada me pertence, pois tudo que tenho foi o Senhor que me deu. Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes.

FRUTAS EM GERAL: granola, (preparada com leite de soja), castanhas, nozes, avels, damasco, amendoim, frutas ctricas, tangerinas, maa, laranja, limo, acerola, kiwi, morango, caju, abacaxi.

Duração do Jejum
7 dias – Jejum pela morte de Saul. 14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio. 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém. 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto.

Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas. Da mesma forma, terminemos nossos jejuns com uma oração.

Una-se a toda igreja em jejum. Na primeira semana, até às 9h. Na segunda semana, até às 12h e, na terceira semana, até às 18h. Teremos também as 24h de oração, onde cada pessoa poderá se comprometer em orar durante um período ou mais durante esses 21 dias.