O que nós herdamos dos europeus?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Influências europeias
Foi dos europeus que herdamos o costume de consumir carne de boi, de carneiro, de porco e de bode. Além disso, foram eles que nos ensinaram a utilizar na nossa alimentação todos os subprodutos oriundos da criação de animais, como: o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses.

Além das festas populares, o folclore brasileiro também sofreu grande influência do folclore lusitano, incorporando uma série de criaturas e seres mágicos que faziam parte do imaginário do povo português, tais como o bicho-papão, a cuca e o lobisomem. Diversas danças brasileiras também vieram de Portugal.

A vida cultural dos imigrantes também teve um papel importante na formação da cultura brasileira, especialmente no que diz respeito a certos hábitos alimentares, encenações teatrais típicas, corais de igrejas, bandas de música e assim por diante.

Os conhecimentos, costumes, hábitos, artes e outros aspectos são um conjunto de características que distinguem um povo de forma a individualizá-los. Tudo isso constitui a herança passada de geração em geração que define e identifica cada sociedade.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

O legado cultural desses povos é diversificado através da religião, língua, dança, música e culinária, e todos nós brasileiros somos descendentes desses grupos de imigrantes.

Um dos exemplos significativos foi a imposição do idioma do colonizador, o que causou o desaparecimento de muitas línguas nativas. Assim também o sistema de educação, moldado nos padrões da metrópole, traia para a África disciplinas e conteúdos inadequados a realidade africana.

A maior herança que os portugueses deixaram foi a língua portuguesa, substituindo a Língua Geral proibida pelo marquês de Pombal, hoje a língua é falada por todos os habitantes do país. Como Portugal era um país extremamente católico, trouxe ao Brasil suas procissões e festas.

Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

É esperado também que eles compreendam que como país colonizado por nações europeias temos como herança uma forte influência em várias áreas, que vão desde a arquitetura, moda, hábitos, até mesmo nas práticas esportivas, como a prática tão disseminada do futebol.

Influência de Portugal na culinária brasileira
Durante o período da colonização, os portugueses trouxeram alguns alimentos para o cultivo, entre eles, as frutas vindas de outras colônias, especialmente as africanas, como: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão e melancia.