O que o cabelo longo diz sobre a personalidade?

Perguntado por: snogueira5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Cabelo longo: é o tipo de corte que mostra uma disposição a descontração, liberdade e mostra um certo tipo de descompromisso, tanto quanto emocionalmente, financeiramente, religiosamente, entre outros aspectos.

Por exemplo: segundo os especialistas, cabelo colorido representa uma pessoa divertida, extrovertida e ousada. Se o corte de cabelo for curto ou long bob, outros elementos são adicionados aí, como uma personalidade leve, alegre e jovial.

Dizem que o longo é mais feminino e os cabelos longos ajudam até a afinar a silhueta da mulher. Eles expressão força e poder, se bem cuidados, chamam muito atenção tanto de mulheres como de homens.

Os cortes para cabelo longos ainda são preferência quase absoluta para os homens quando o assunto é sensualidade (17,5%), mas há os moderninhos que apreciam madeixas mais curtas (7,5%).

“A razão é que, energeticamente, o cabelo contém muitas coisas. Suas velhas emoções, padrões, pensamentos e memórias, bem como energia espiritual suja.” Cortar o cabelo pode nos ajudar a nos recuperar emocionalmente de uma situação dolorosa.

Cabelos que contenham linhas retas horizontais e verticais muito evidentes transmitem força, determinação, credibilidade, poder e autoridade. O fio extremamente liso, por exemplo, é "lido" como uma linha reta vertical e reforça esses atributos.

"Existem dois pontos importantes a serem levados em conta em qualquer look: linhas retas e rígidas comunicam seriedade, autoridade e formalidade, enquanto linhas curvas e suaves comunicam gentileza, simpatia e feminilidade", explica Marina Naves, consultora de imagem criadora do curso Armário Perfeito.

Misterioso, exótico e reservado são apenas algumas características que associamos aos cabelos pretos. Dizem que as mulheres de fios mais escuros são muito trabalhadoras, espertas e boas em finanças. Por outro lado, são consideradas não confiáveis, frias e cruéis.

Cabelo e autoestima têm relação profunda. Os fios, aliás, se somam a outros fatores físicos que influenciam o bem-estar de uma pessoa – como, por exemplo: o peso, a definição corporal ou a aparência ortodôntica. Cabelo e autoestima: perda de cabelo interfere no bem-estar.

Seja por diversão, por reafirmação pessoal, pelo desejo de quebrar a mesmice da rotina em casa, cortar nossos próprios cabelos é, acima de tudo, uma forma de expressão pessoal que é muito ligada à liberação emocional.

Até quem nunca teve coragem de passar a tesoura acima dos ombros já sonhou com um long bob. “É um corte que transmite elegância, até uma dose de formalidade, mas com uma pegada mais cool, demonstrando personalidade”, descreve Caio César, hairstylist do salão Fil Hair & Experience.

Uma das grandes vantagens de se ter cabelo longo é a versatilidade que ele tem. O comprimento extenso permite inúmeros penteados. Além disso, com certeza existe um tipo de corte que combina com o seu rosto.

Quanto ao comprimento, de acordo com o estudo, 62% preferem o longo, enquanto 18% elegeram o médio como mais bonito. Apenas 12% citaram os fios na altura do ombro, e 4% aprovam o corte “muito curto”.

Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos – totalizando 59,7% das preferências pelas morenas. As loiras ficam com 29,5% dos votos, enquanto as ruivas são as menos populares, conquistando somente 8,8% dos votos.

Essas são as características que atraem a maior quantidade de homens:

  1. Altura média – nem tanto, nem tão pouco. 46% dos homens preferem mulheres com uma altura entre 1,60 e 1,70. ...
  2. Olhos castanhos. ...
  3. Cabelo castanho. ...
  4. Corpo mediano.

O que deixa mais jovem cabelo curto ou longo? O cabelo longo é associado com a juventude, por isso, quanto mais velha você ficar, mais curto o cabelo deve ser. Mas também não busque os extremos, pois os penteados ultracurtos acentuarão seu rosto, que, com a idade, perde suas linhas firmes.

Uma pesquisa recente revelou que os homens preferem as mulheres mais naturais do que as esculpidas à perfeição. Um corpo perfeito ou muito sexy nem sempre é o que mais atrai. Já podemos economizar em produtos de beleza e em horas no salão ou na academia!

Ficar muito tempo sem cortar o cabelo é uma das principais causas da quebra dos fios por causa do enfraquecimento das pontas. Elas são a parte mais antiga das madeixas; por isso, são também a área que acumula mais danos e sensibilidade.

Por que é importante cortar o cabelo? Além do envelhecimento natural do fio, diversas agressões fazem com que ele fique frágil e quebradiço. Isso faz com que o cabelo vá adquirindo cada vez menos forma e mais pontas duplas, resultando em um cabelo frágil e quebradiço.

Existem diversas situações capazes de alterar a estrutura do cabelo como, por exemplo, idade, dieta, química, produtos, hábitos e a alopecia. Alguns desses fatores são inevitáveis, mas parte deles não precisa ocorrer. Desse modo, é importante saber diferenciar quando é fisiológico ou não o cabelo mudar.