O que o filme Matrix nos ensina?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O filme alterna entre temas relacionados ao corpo e a mente, o racional e o emocional, o determinismo e a livre escolha, o consumo e o reaproveitamento, a tecnologia e a humanidade, a inteligência artificial e a inteligência humana, o controle e a liberdade, o objetivo e o subjetivo, o arcaico e o moderno.

Reflexões sociológicas
A satisfação parcial de necessidades geradas pelo sistema organizacional para que os empregados sejam controlados mais facilmente, apresentada no filme, nos leva à reflexão sobre como se constroem as realidades e o quanto nosso cotidiano está normatizado.

O interessante de Matrix é que, além disso, o filme oferece a sua resposta para a “realidade”, fazendo referência a coisas tão cotidianas como um déjà vu, dando-lhe sentido, moldando-o ao sistema proposto. Matrix é uma espécie de realidade virtual na qual todos nós estamos dormindo e vivemos como se fosse real.

Matrix 4, ou Matrix Ressurrections, tem nos detalhes a mensagem sobre a força do amor e da união, além de uma possível interpretação sobre almas gêmeas que são destinadas uma para outra. Isso até muda algo da trilogia original, colocando não apenas Neo como o Escolhido, mas sim Neo e Trinity como os Escolhidos.

As irmãs criadoras de Matrix, Lana e Lilly Wachowski, basearam seu mundo distópico na obra do filósofo francês Jean Baudrillard. Muito antes de Reeves usar o sobretudo e os óculos escuros de Neo, ele foi convidado a ler o livro Simulacros e simulação, publicado pelo estudioso em 1981.

Isso significa deixar de ser manipulado e deixar que uma série de crenças limitantes impeçam você de alcançar o seu potencial.

Em pleno ano de 1999, a película nos levou para uma realidade distópica apavorante onde todos os seres humanos foram dominados por uma inteligência artificial e, enquanto servem como fonte de energia para as máquinas, vivem dentro de uma simulação, uma realidade virtual feita para imitar a sociedade humana perto da ...

Os humanos são uma raça senciente que durante os anos de 2139 e 2699 bravamente lutou contra as Máquinas por sua liberdade.

A Matrix é uma simulação que cria um mundo imaginário onde as pessoas são prisioneiras da realidade, muito mais como a Caverna de Platão. As sombras ou imagens que os presos vêem no muro são tudo que os presos sabem do mundo fora da caverna.

A Matriz do Sonhar Social (Dreaming Matrix) é um método criado por W. Gordon Lawrence no Instituto Tavistock de Londres, em 1982, no qual os participantes contam espontaneamente seus sonhos uns para os outros, em um processo de livre associação, que produz uma Matriz coinconsciente.

O longa ainda explica que aparições como anjos, lobisomens, vampiros, alienígenas e outras não passam de falhas na Matrix, ou seja, erros que o sistema acaba gerando enquanto tenta mudar algum elemento em seu código.

50% de chance de estarmos vivendo em uma simulação, diz pesquisador | Exame.

Dando prosseguimento ao trato, Neo é conectado ao sistema pelo computador central das máquinas, chamado Deus Ex Machina. Em determinado momento da luta, o Escolhido permite-se, voluntariamente, ser absorvido por Smith, pois entende o que aconteceria a partir dali.

O título 'Ressurreições' pode ser lido como relacionado à série que está sendo trazida de volta e aos personagens. Na verdade, também faz muito sentido para Neo, que continua a ser a metáfora de Cristo em que o final de 'Revolutions' foi impregnado.

Se Matrix foi um marco narrativo e visual no final dos anos noventa, este quarto capítulo consegue continuar o legado revolucionário da franquia com facilidade. Começando pela Cidade das Máquinas: os fãs ficarão emocionados ao ver o avanço da tecnologia proporcionando ambientações ainda mais complexas e realistas.

Nele, o protagonista Neo pode escolher entre tomar um dos dois comprimidos. A pílula azul permitirá que você esqueça o que aconteceu e permaneça na realidade virtual da Matriz, enquanto a vermelha o libertará dela e o conduzirá ao mundo real.

Muitos devem conhecer o filme Matrix, mas o que nem todos sabem é que ele contém referências filosóficas riquíssimas. As ideias apresentadas na superprodução cinematográfica apresentam relação com a filosofia idealista platônica, fazendo claras referências à alegoria da caverna, de Platão.

O filme nos traz reflexões filosóficas o tempo todo, como por exemplo "o corpo não vive sem a mente",no caso, se você morrer em Matrix você morre no mundo real também, mesmo aquilo não sendo real, pois sua mente está lá. As cenas de ação em câmera lenta também são demais.

No filme, as irmãs Lilly e Lana Wachowski, diretoras da obra, nos mostrou um mundo futurístico onde as máquinas inteligentes haviam tomado conta do planeta terra e criado um sistema unificado no qual utilizava a energia do corpo humano para desenvolverem sua própria civilização.

Segundo um grupo de cientistas dos Estados Unidos, há pelo menos 50% de chances de estarmos vivendo em uma realidade simulada, como a dos filmes da saga “Matrix”. Sim, tanto eu quanto você podemos ser Neo (Keanu Reeves). O estudo foi divulgado pela Popular Mechanics.