Como a Bíblia nos ensina a sair das dívidas?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Cuidado com empréstimos e juros abusivos: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?” - Provérbios 22:26-27.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

Não ame o dinheiro
pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. O dinheiro pode ser uma boa ferramenta servir, mas ela não pode ser o seu senhor. Quando focamos no dinheiro, nos afastamos de Deus.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

SALMO 3 - Para quitar dívidas e prosperar - Com Oração Forte e Poderosa.

Salmo 15 - Para resolver vida financeira complicada
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo. A cujos olhos o réprobo é desprezado. mas honra os que temem ao Senhor. aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

Seja Generoso – Pv 11:25
De nada adianta ser bem sucedido financeiramente, ter fatura, bons investimentos e não ser generoso com as pessoas a sua volta. A generosidade é a qualidade de quem ama dar, doar. Pessoas generosas refletem o amor de Deus! Ter uma vida financeira próspera é o desejo da maioria das pessoas.

Três situações que Prejudicam Seu Sucesso Financeiro. Preguiça, ansiedade e euforia podem atrapalhar bastante sua rotina rumo à independência financeira.

Como sair da crise financeira com segurança

  1. Evite se deixar levar pela preocupação. ...
  2. Organize suas dívidas. ...
  3. Ajuste seu orçamento familiar. ...
  4. Busque uma fonte de renda extra. ...
  5. Esteja preparado para emergências. ...
  6. Foque em investir seus ganhos.

Tenho uma dívida muito alta no banco, o que posso fazer?

  1. Organize seu orçamento. Antes de tentar uma negociação, entenda quanto você está devendo e para qual instituição financeira. ...
  2. Economize. ...
  3. Faça renda extra. ...
  4. Negocie com a instituição financeira.

Jesus, ao contrário do que muitos pensam, nunca sugeriu ou afirmou que o dinheiro fosse um mal. No entanto, Ele nos deixou valiosos ensinamentos de como utilizar o dinheiro de forma correta, com honestidade e sempre pensando em ajudar ao próximo.

A fonte da prosperidade e das riquezas
Moisés afirma que é Deus quem dá a força necessária para que alguém adquira riquezas (Deuteronômio 8:18). O cronista descreve o rei Davi louvando ao Senhor e confessando que todas as riquezas estão sob seu controle (1 Crônicas 29:10-14).

A relação entre dívidas financeiras e o conceito de pecado é mais do que uma coincidência. Tanto o cristianismo quanto o Islã em suas origens caracterizavam a usura (a cobrança de juros excessivos pelo uso do capital) como um pecado.

7 O rico domina sobre os pobres, e o que atoma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Postado em 12 de maio de 2013 às 11:41. Pensamento: Crianças não precisam ser treinadas; precisam ser guiadas.

Você atrasa o pagamento de suas contas com frequência
Se suas contas vivem atrasadas, este é um sinal de que sua saúde financeira não vai bem. Tente controlar seus gastos e ganhos para descobrir o porquê da dificuldade em cumprir os compromissos.

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.