O que o narcisista faz com a vítima?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Aos poucos ele vai se separando emocionalmente da vítima, distanciando-se e alterando o comportamento mesmo sem nenhum motivo aparente. Atualizado em setembro 2021. O narcisismo é um transtorno psicológico caracterizado por uma supervalorização de si próprio, necessidade de reconhecimento e desvalorização dos demais.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Você sente que algo está errado em seu relacionamento, mas não consegue entender. Ele / Ela nunca resolverá um conflito, como resultado, eles continuarão a repetir. Você se sente ansioso quando está perto dele / dela. Ele / Ela raramente irá considerar seus sentimentos; e só o fará se lhe servir de alguma forma.

Os narcisistas usam o contato visual para intimidar e manipular, começando com um longo exame visual, que faz a vítima sentir como se sua própria alma estivesse sendo sondada. Eles aprendem tudo o que podem sobre a vítima, espelhando seu comportamento e copiando o estilo de comunicação.

O narcisista odeia ser ignorado e provavelmente irá puni-lo por enfrentá-lo. Suas “punições” mudam com o tempo, e ele frequentemente muda de método para manter as pessoas confusas e em dúvida. Mas o narcisista também precisa de um fluxo constante de suprimento para se sentir amado, importante e especial.

Entretanto, as pessoas narcisistas não costumam buscar atendimento psicológico por acreditarem não haver nada de errado com elas. Elas não conseguem compreender o porquê de outros indivíduos reagirem mal aos seus comportamentos.

O que deixa o narcisista louco? Narcisistas precisam se sentir valorizados Ou acabam perdendo o interesse. Pensando assim, a pessoa vai ficar extasiada se achar que chamou sua atenção porque você foi difícil de conquistar — assim como se pensar que ajudou você de alguma forma.

O destino de um narcisista pode ser influenciado pela sua disposição de buscar tratamento, enfrentar desafios pessoais e desenvolver uma maior consciência de si mesmo e dos outros. É um processo complexo e individual, e resultados positivos dependem do comprometimento e esforço pessoal.

Em seguida, confira alguns desses sintomas.

  1. Sensação de grandiosidade. Narcisistas possuem autoestima inflada. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

O narcisista quer fingir que não se importa com você
É sobre como manter uma imagem, não querendo se parecer ansioso ou pegajoso. E assim, ele te ignora para agir como se fosse mais importante do que realmente é. Ele não quer que saiba o quanto se preocupa com você.

Não levar essas ameaças a sério é uma boa maneira de mostrar a ele que não está intimidada. Assim que notar que o narcisista está tentando deixar você acuada, seja clara e, de uma forma tranquila, diga “não tenho medo de você e das suas ameaças. Pode fazer o que achar que deve. Não me afetará.”

Desarmar um narcisista requer paciência e coragem. O primeiro passo é mostrar que você não tem medo dele, nem faz parte dos indivíduos que ele pode manipular. O melhor é não se deixar levar por provocações e prevenir confrontos diretos, mas, se eles se iniciarem, procure responder de forma branda e firme.

Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo. Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procura associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a sua.

Uma pessoa narcisista mente para manipular seu cônjuge. Elas contam meias-verdades ou uma versão totalmente distorcida da verdade para que não precisem assumir responsabilidade por nada. Muitas vezes, a culpa se volta para a parceira.