O que o solo contém 70% de areia?

Perguntado por: balencastro6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Solo arenoso, ou solo leve, é um tipo de solo composto predominantemente por areia – cerca de 70% de areia e 15% de argila. 1.

Para solos arenosos (0-15% de argila), de textura média (15-35), argilosos (35-60) e muito argilosos (60-100% de argila) utiliza-se valores Y de 0,5; 1,5; 2,5 e 3,5, respectivamente.

O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.

Como identificar as características do solo?

  1. Solo arenoso: correspondem aos solos constituídos, principalmente, por grãos na fração areia. ...
  2. Solo argiloso: são constituídos, essencialmente, por grãos na fração argila.

Solo arenoso

Solo arenoso
Esse tipo de solo é composto predominantemente por areia e tem uma granulometria entre 0,05 milímetros e 4,8 milímetros. O solo arenoso se movimenta facilmente e é altamente permeável, o que é um desafio para qualquer construção.

Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.

As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...

Na atualidade, terras onde predominam os solos arenosos são responsáveis por uma parte significativa do volume de produção de soja, milho, algodão, melão, manga e madeira para celulose, entre muitos outros produtos agrícolas.

O que é solo arenoso? Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos).

Solo arenoso

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.

A composição do solo humífero é baseada no húmus, um material formado a partir da decomposição da matéria orgânica por microrganismos e minhocas. No ensino primário e até no ensino médio, é comum ver uma classificação de solos como: arenosos, argilosos, calcários e humíferos.

A composição dos solos é feita de minerais, matéria orgânica, água e ar. Eles podem conter ainda pequenos animais e micro-organismos. Os solos são formados por diferentes horizontes, suas camadas. Podem ser do tipo arenoso, siltoso, argiloso ou orgânico.

No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.

O horizonte A é a camada mais superficial onde a ação do clima e a acumulação de matéria orgânica é mais elevada.

O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Todo solo argiloso tem grande microporosidade, contudo, também pode ter grande macroporosidade dada pela agregação (estrutura).

Grãos. Além dos legumes, você também pode investir na plantação de grãos no solo argiloso. Exemplo disso é o milho, arroz, trigo e aveia, que germinam melhor em solo argiloso do que em outros tipos. Segundo a Embrapa, a textura argilosa e a retenção de água favorece o cultivo desses grãos.