O que os Anonymous podem fazer com a Rússia?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Células do grupo hacker Anonymous declararam "guerra cibernética" contra o governo da Rússia, após o país iniciar uma ofensiva militar contra o território da Ucrânia, crise geopolítica que preocupa os maiores líderes de governo e empresas do mundo.

Uma equipe de hackers russos conhecida como Cold River atacou em meados de 2022 três importantes laboratórios de pesquisa nuclear dos Estados Unidos, noticiou a agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (06/01), baseada em dados de cinco especialistas em cibersegurança.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: O Grupo Anonymous, (Anônimo, em inglês) foi criado em meados de 2003 e é um tipo de Comunidade virtual com o propósito de entretenimento, Ciberativismo e Vigilantismo na Internet.

A máscara é uma referência a Guy Fawkes, um famoso conspirador inglês, e foi popularizada no Brasil pelo filme V de Vingança, estrelado por Natalie Portman e Hugo Weaving. O longa-metragem é inspirado na cultuada graphic novel criada por Alan Moore e publicada originalmente em 1983.

Nem todas as atividades do Anonymous envolvem ataques a redes ou sites. O grupo também faz protestos públicos e pretende mostrar que está atento às movimentações do “sistema”, uma espécie de voz virtual da população oprimida. A web e os canais de IRC são a força vital do grupo.

O coletivo teve início em um fórum on-line chamado 4Chan em 2003 e se autodenominou “Anonymous” devido ao anonimato entre os usuários que utilizavam a plataforma. Atualmente, eles estão presentes em todo o mundo, como uma rede internacional organizada.

O grupo, que é composto por uma rede internacional de hackers ativistas, tem suas raízes no 4chan, que foi criado em 2003 e é usado por pessoas de todo o mundo. O 4chan (4chan.org) é um mural de imagens on-line, com conteúdo aparentemente aleatório, e seus visitantes costumam postar anonimamente.

No quadro geral, China e Estados Unidos ocupam os dois primeiros lugares da lista de países com mais cibercriminalidade. As duas nações são responsáveis por cerca de 76% do total de ataques registrados, com 66,5% para os chineses e 18,4% para os norte-americanos.

No relatório, o Brasil é o segundo país da região mais visado pelos criminosos, atrás somente do México. Confira o ranking dos principais alvos: México: 85 bilhões de tentativas de ataques. Brasil: 31,5 bilhões de tentativas de ataques.

Símbolo dos protestos contra o corporativismo mundial, a sinistra máscara adotada pelo movimento “Anonymous”, de ar cínico e bigode fininho, é inspirada em Guy Fawkes, um revolucionário inglês condenado à forca no séc. XVII.

O Anonymous, grupo hacker que ganhou notoriedade nos últimos meses com uma série de ataques contra empresas, anunciou a criação de sua própria rede social, batizada de Anon+.

Mais do que protegê-las na segurança do anonimato, a máscara é um símbolo, representando uma ideia e contendo um significado forte, diretamente ligado ao ato de desafiar as convenções sociais e leis vigentes para lutar, ainda que de forma extrema.

Daniel Lofrano Nascimento

Daniel Lofrano Nascimento, (Bauru, São Paulo, 1988), mais conhecido como Daniel Nascimento, é um empresário, consultor de segurança digital e ex-hacker, tendo sido já considerado um dos maiores hackers do Brasil. Daniel Lofrano Nascimento.

Engenharia da Computação. Engenharia de Software. Gestão da Tecnologia da Informação. Redes de Computadores.

O Brasil sofreu entre 1º de janeiro e 3 de agosto de 2021 mais de 439.000 ataques cibernéticos, 7,1% de um total de 6,4 milhões realizados em todo o mundo, e assumiu a segunda posição entre os maiores alvos globalmente, atrás apenas dos Estados Unidos, que lidera o ranking com mais de 1,33 milhão (21,7%), segundo um ...

Para ser um Hacker, você precisa ter vários conhecimentos tecnológicos e possuir habilidades com códigos de programação. É necessário ter conhecimento sobre redes e sistemas operacionais.

Se você realmente quer se tornar um grande hacker, você precisa aprender a programar. Esta é uma parte que você não pode pular. Embora existam muitas ferramentas e programas que tornam tudo mais fácil para você, você também precisa saber programação.

Python é a linguagem preferida nos ataques
“A linguagem Go pode ser compilada para todos os principais sistemas operacionais, bem como Android, JavaScript e WebAssembly”, observam os pesquisadores. “Os engenheiros de software e os autores de malware migraram para essa linguagem, não apenas por razões estilísticas.

Os 5 maiores hackers do mundo

  • Pranav Hivarekar.
  • David L. Smith.
  • Kevin Mitnick.
  • Shivam Vashisht.
  • Kevin Poulsen.
  • Conclusão.