O que os jovens faziam nos anos 70?

Perguntado por: kpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Diziam ser jovens que pregavam a paz e amor. A música e o cinema já eram fontes de lazer entre eles, perdendo até para as tradicionais visitas a casa de familiares. Se destacaram como gêneros de filmes preferidos o romance e a aventura, e como ídolos Roberto Carlos e Raul Seixas, ícones da música brasileira.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles].

Durante os anos 70, houve atuação da ditadura militar no Brasil. Foi nessa época que a ditadura atingiu o auge de sua popularidade, quando se propagava o 'milagre econômico', aliado à censura de todos os meios de comunicação do país, torturas e exílios.

A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.

Os adolescentes de hoje não são como os de antigamente. Segundo um novo estudo publicado no periódico científico Child Development, atualmente, os jovens demoram mais para se engajar em atividades consideradas adultas, como dirigir, trabalhar, beber e ter relações sexuais, em comparação com aqueles de 40 anos atrás.

Sem internet nem shoppings centers a diversão da época se resumia às brincadeiras de rua, aos programas de televisão e aos brinquedos que rondavam o imaginário da criançada. E exemplo do Playmobil, Pense Bem, Pogobal, Robô Art-Tur, tantos outros, e para os meninos, o inesquecível Atari.

Era uma juventude que sentia a necessidade de se rebelar, buscando principalmente liberdade de expressão e sexual. Essa também foi uma época hedonista. Depois da bomba atômica as pessoas colocaram em suas cabeças que não havia mais grandes sonhos, pois tudo poderia ser destruído em um minuto.

No Brasil,os anos de 60 e 70 foram reconhecidos como anos de mudanças, as quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade, nos comportamentos políticos e nas manifestações culturais.

MySpace, MSN e Okurt também conectavam – e muito – os jovens da época. Mandar depoimento, chamar atenção, usar gifs e o clássico: ficar saindo e entrando para os seus amigos notarem você online eram apenas algumas das possibilidades disponíveis nas redes.

Após o primeiro choque do aumento do preço do petróleo em 1973, a chamada crise do petróleo, ou crise da energia, deslancha um aumento dos preços internacionais das matérias-primas a partir de 1974. Tendo como pano de fundo esse cenário a economia brasileira consegue crescer de forma considerável.

Calças com boca de sino, cintura alta, estampas coloridas e muito brilho: a moda dos anos 70 foi um verdadeiro acontecimento. As tendências são vistas nas passarelas até hoje! Nessa época, as roupas eram coloridas, exageradas e confortáveis.

A economia brasileira inicia os anos de 1970 ainda na onda do chamado “milagre econômico”, com taxas de crescimento do PIB na casa de dois dígitos (11,4% em 1971, 11,9% em 1972 e o recorde, nunca superado, de 13,9% em 1973).

Nessa década o movimento Hippie foi extremamente popularizado graças ao festival de música Woodstock, em 1969. Era comum o estilo de se vestir dos jovens que propagavam paz e amor. Logo, as calças boca de sino, estampas, batas e cabelos longos e barba longa fizeram parte do estilo da população da década de 1970.