O que Davi quis expressar no Salmo 23?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

A beleza e profundidade do Salmo 23 toca milhares de vidas já há mais de 3 mil anos. A ternura das palavras do salmista Davi traz paz ao coração através da segurança nos cuidados de Deus. Há inúmeras riquezas em cada um dos versículos, como vimos. Confiados que Deus é o nosso Pastor, estaremos sempre seguros!

NADA FALTARÁ (SALMOS 23:1)
No original, as palavras: nada faltará, não indica coisas, mas sim a própria presença do Pastor. Ou seja, o salmista estava dizendo que O Senhor é meu pastor e não me faltará. Portanto, pode indicar sim provisão, mas a mensagem principal é que o Senhor não falta e sempre está presente.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.

A vara é um pedaço de pau curto, era uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, o poder e autoridade de Deus. 2. O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Isso significa que para construir uma vida plena a pessoa precisa apenas plantar e cultivar duas sementes, são elas: A gratidão e o contentamento.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

Davi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.

Leva-me para junto das águas tranquilas
A expressão “águas tranquilas” significa literalmente “águas de descanso”, no sentido de indicar uma água calma que flui suavemente. Do mesmo jeito que as ovelhas precisam de alimento, elas também precisam de água.

Ele nos acompanhará, guiando-nos, protegendo-nos e confortando-nos na nossa jornada. Esta promessa é ainda mais significativa quando se conhece Jesus, que já foi na nossa frente, para assegurar que nossa caminhada pelo vale da morte não termine em morte, mas em glória.

Então o pastor unge toda a sua cabeça com óleo. Então há paz. Esse óleo forma uma barreira de proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.

Um cajado é uma espécie de vara comumente utilizada para pastoreio, cuja característica definidora é a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo, a fim permitir puxar as pernas dos animais.

O uso da vara transmite sabedoria.
A vara da correção traz sabedoria para a criança. Ela humilha o coração da criança e expulsa a estultícia que está ligada a ela. A Bíblia explica desta forma: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv. 29.15).

O vale é um lugar onde estamos a sós com Deus, mais quebrantados, contritos e sensíveis à Palavra de Deus. É no vale que Deus se revela e nos mostra quem somos, como estamos e trabalha em nós o que precisa ser trabalhado.

Estar no vale então significa que as verdadeiras possibilidades estão acontecendo em nossa volta. Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos.