O que pode gerar um tsunami?

Perguntado por: adamasio7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Um tsunami é uma série de ondas oceânicas de grande amplitude e comprimento de onda muito longo, geralmente causado por um grande distúrbio no fundo do mar, como um terremoto, erupção vulcânica, deslizamento de terra submarino, ou até mesmo um impacto de um meteorito.

Tsunamis são criados por um mecanismo totalmente diferente. Quando um terremoto subaquático, erupção vulcânica ou deslizamento de terra desloca uma grande quantidade de água, essa energia tem que ir para algum lugar – então gera uma série de ondas.

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

Um tsunami é causado por um grande e repentino deslocamento do oceano, sendo o mais comum a partir de grandes terremotos sob ou perto do fundo dos mares.

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar à costa, o mar recua de acordo com a força das ondas que estão por vir.

Não é possível fazer uma lista dos 5 maiores tsunamis da história sem citar o que ocorreu em 7 de dezembro de 2004 na Ásia, tido como um dos mais trágicos desastres naturais de todos os tempos, com quase 230 mil mortos em 14 países, sendo os principais atingidos a Indonésia, o Sri Lanka e a Índia.

Às vezes, os tsunamis podem ocorrer sem o recuo inicial do mar. Neste caso, se observar a aproximação de um muro de água dirija-se rapidamente para um ponto mais alto. Em último recurso, suba a uma árvore forte se for apanhado num ponto baixo.

Enquanto em uma onda marítima “normal” podem ocorrer períodos de até algumas dezenas de segundos, em um tsunami este tempo atinge alguns minutos ou até meia-hora. Assim, os tsunamis são ondas longas, que em alto-mar possuem entre 100 km e 500 km de comprimento.

Os tsunamis são causados principalmente por fortes sismos com epicentro no fundo dos oceanos, e, como sabemos, o Brasil está localizado no centro de uma placa tectônica, distante de áreas de grande instabilidade geológica.

Os tsunamis são ondas de grande energia geradas por abalos sísmicos. Têm sua origem em maremotos, erupções vulcânicas, explosões causadas por gases acumulados no subsolo do oceano e nos diversos tipos de movimentos das placas do fundo submarino.

O que é importante para prevenir-se contra as tsunamis? De modo geral, um programa de prevenção contra os efeitos das tsunamis inclui: Sistemas de detecção da formação e chegada das ondas gigantes, como o já existente no Oceano Pacífico e que será implementado no Índico.

Resposta. São ambos maus e ambos podem ser devastadores.

No entanto, em algumas definições, os maremotos são designados como qualquer movimentação anômala do mar proveniente de um terremoto, ou até de um terremoto no ambiente oceânico, enquanto os tsunamis seriam as ondas provocadas por um maremoto.

O Canhão divide a onda vem do alto mar em duas por causa da falha geológica. A parte da onda que percorre o canhão ganha muita velocidade. A outra parte que não passa pela falha segue também para a costa mas com menos velocidade. Perto da praia essas duas correntes se juntam e formam uma onda gigantesca.

Os tsunamis costumam ocorrer onde há maior atividade tectônica. Por isso, a maioria dos tsunamis ocorre em porções dos Oceanos Índicos e Pacífico. Por exemplo, os tsunamis que geraram mais destruição no século XXI ocorreram nas costas do Japão, Índia e Indonésia.

A erosão costeira é uma das principais causas do recuo do mar. A ação das ondas, das correntes marítimas e dos ventos pode desgastar as praias e as falésias, levando à diminuição da linha de costa.

100 m/s

Assim, a velocidade do tsunami variou entre 100 m/s nas regiões mais rasas e 200 m/s, nas regiões mais profundas.