O que quer dizer a palavra lírico?

Perguntado por: dilha3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

adjetivo Repleto de sentimento; sentimental. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. [Literatura] Composto para o canto ou para ser musicada: obra lírica. [Por Extensão] Que revela as emoções e sentimentos do autor: poema lírico.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

O gênero lírico refere-se aos textos literários onde predominam a expressão de sentimentos e emoções, com uma subjetividade narrativa quase sempre em versos. O eu lírico é o personagem central, o que expressa/narra seus sentimentos.

O eu-lírico se dirige ao leitor, com a finalidade de convencê-lo a visitar o lugar descrito no poema e permanecer ali.

O que o eu lírico está olhando? O eu lírico está olhando uma foto de Darla.

O eu lírico ou eu poético é a voz que se expressa em uma poesia. Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos.

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

O eu lírico gosta de palavras “que vivem de barriga no chão / tipo água pedra sapo”, ou seja, rasteiras, simples, ligadas à terra. O eu lírico valoriza a natureza e o mundo natural.

Os subgêneros do texto lírico
Hino - poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria; Elegia - poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza; Idílio - poema lírico sobre a vida pastoril bucólica; Écloga - poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica que recorre ao uso de diálogos.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

O vocábulo “lírico” surge do latim lyricus, e encontra-se associado a um instrumento musical, a lira, cujo objeto foi muito utilizado pelos gregos no período clássico.