Qual é o objetivo do gênero lírico?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

Exemplo de texto do gênero lírico
O Soneto da fidelidade, de Vinicius de Moraes, é um poema de forma fixa composto por catorze versos (dois quartetos e dois tercetos). Nele, o autor expõe seus sentimentos relacionados com o amor e a fidelidade. Dele se encante mais meu pensamento. Ao seu pesar ou seu contentamento.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Significado de Lírico
adjetivo Repleto de sentimento; sentimental. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. [Literatura] Composto para o canto ou para ser musicada: obra lírica. [Por Extensão] Que revela as emoções e sentimentos do autor: poema lírico.

Gênero lírico ou lírica se refere ao gênero literário composto pelo uso da poesia, na qual o autor utiliza do eu-lírico para expor intensas emoções e sentimentos no texto.

Além de estar ligado à musicalidade, o gênero lírico expressa experiências individuais e, portanto, subjetivas. Dessa maneira, há um eu que se expressa por meio de versos melódicos, a fim de expor seu mundo interior – marcado por pensamentos próprios, impressões acerca do mundo, bem como sentimentos e sensações.

Gênero literário consiste no conjunto de obras que possuem características parecidas, tanto no que diz respeito à forma quanto conteúdo. Basicamente, servem para categorizar os textos, facilitando, assim, a classificação das obras de acordo com sua construção.

O poema narrativo traz, além de riqueza rítmica e sonora, toda a atração e estímulo do enredo, com seus conflitos, personagens, narrador, ponto de vista, etc. Assim, a utilização da poesia durante as aulas de Língua Portuguesa no 9º Ano do Ensino Fundamental facilita o ensino aprendizagem da leitura.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.

a "Epopeia de Gilgamesh

O título de primeiro poema do mundo está a ser discutido. Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.

Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos.

Os temas abordados pelo gênero lírico são: sentimentos. emoções. percepções.

Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) realizou a primeira classificação dos gêneros literários em: Lírico, Épico e Dramático. Anos depois, o gênero épico passou a ser denominado como narrativo.

a Carta de Pero Vaz de Caminha

O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português.