Qual a diferença entre lírico e satírico?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.

A sátira é uma forma de gênero literário mais voltada ao estilo propriamente dito. A representação tem por objetivo a crítica a instituições políticas, à moral cidadã, aos costumes e hábitos culturais. Sua principal característica é a forte presença da ironia, e uma carga pesada de sarcasmo.

No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado.

Significado de Satírico
Poesia ou composição poética com o intuito de zombar ou ridicularizar as falhas e imperfeições de algo ou de alguém. Que escreve sátiras: autor satírico. Inclinado à maledicência: espírito satírico. Que se caracteriza pela ironia ou pela zombaria; mordaz.

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela.

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.

O vocábulo “lírico” surge do latim lyricus, e encontra-se associado a um instrumento musical, a lira, cujo objeto foi muito utilizado pelos gregos no período clássico.

Olha só: a poesia é um tipo de texto lírico escrito geralmente em versos. Ela tem métrica, rima e ritmo. Já a prosa é um texto no estilo natural, que não tem métricas, rimas ou ritmo. De forma resumida, a poesia é formada por versos e a prosa é um texto corrido.

1 ironia, zombaria, gozação, deboche. 2 crítica.

Enquanto gênero literário, a sátira é um subgênero da comédia, que por sua vez, é um subgênero do drama. Sendo assim temos o gênero da comédia satírica dramática (um drama que é comédia que é sátira).

E como é usada na televisão, cinema, etc., logo, ele nem sempre é algo compreendido no segmento literário. Quem escreve uma sátira é conhecido como satirista e esse é tido como alguém que enxerga a realidade por outro ângulo, de outra maneira que boa parte das pessoas talvez não consiga.

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

Nas cantigas de amor, o eu lírico (a voz da poesia) é masculino e o tema mais explorado é o sofrimento amoroso. Já na cantiga de amigo, o eu lírico é feminino e o tema mais frequente é a saudade e o lamento amoroso da dama que sofre com a ausência do amado.

Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.

Portanto, dizemos que a crítica da sátira é sempre uma crítica que denuncia vícios sem apontar claramente a virtude. A segunda característica do gênero satírico: (ii) apresenta, juntamente ao caráter moralizador, uma vertente de entretenimento. Com isso, a sátira une ética com estética.

adjetivo masculino e feminino Aplica-se aos olhos inflamados ou sem pestanas.

Que não é original e se limita a seguir modelos conhecidos (ex.: futebol estereotipado). 3. Que não se altera (ex.: comportamento estereotipado).

" A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. " - ou seja, uma poesia satírica seria uma poesia que ridiculariza algo.