O que representa o pão e a uva?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
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Para os cristãos, o pão e o vinho representam respectivamente o corpo e o sangue de Jesus Cristo, simbolizando a vida eterna. Assim como o trigo e a uva, eles eram os alimentos mais consumidos pelos povos antigos.

Uma admirável imagem da unidade da Igreja
A Eucaristia é como um memorial da Paixão de Cristo, na qual o Sangue preciosíssimo do Divino Redentor foi separado de seu Corpo santíssimo. Então, para bem representar esse mistério, toma-se separadamente o pão como sacramento do Corpo, e o vinho como sacramento do Sangue.

Significado de Uva
substantivo feminino Baga da videira: uva preta, branca, rosada. Fruto das vinhas, em geral. [Figurado] e Pop. Mulher bonita; coisa agradável à vista ou ao paladar.

substantivo masculino Alimento feito de farinha amassada, geralmente fermentada, e cozida no forno. [Figurado] Meio de vida, sustento.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

Pão como símbolo de Cristo
Ele é o pão sem o qual o homem não pode viver. É um alimento simples e nutritivo. O pão é acessível a todos: todas as faixas etárias e todos os tipos de pessoas. Jesus é simplesmente a vida para todos, jovens, velhos, fracos, fortes...

Trigo e Uva: Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal.

O vinho da Santa Ceia
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas.

Para os cristãos, o pão e o vinho representam respectivamente o corpo e o sangue de Jesus Cristo, simbolizando a vida eterna.

Por que não se dá mais a Comunhão nas duas espécies? É preciso entender que no Pão consagrado Jesus está em plenitude: corpo, sangue, alma e divindade; assim, quem Comunga o Pão eucarístico comunga plenamente. Da mesma foram Jesus está em plenitude apenas no Vinho.

A vela ou círio batismal representa o compromisso do cristão em encontrar a luz da sua própria vida de fé, para ser, por sua vez, a luz do mundo através das suas obras e das suas ações. O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste.

Fruto da videira: 1 baga, bago, cacho de uva.

A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae. É originária da Ásia e uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Existem mais de 60 mil variedades da fruta. A cor, o sabor e o tamanho variam de acordo com cada espécie.

A uva, da família botânica vitaceae, é considerada o fruto mais antigo da humanidade. Oriunda do oeste da Ásia e da Europa central, há fósseis de um tipo selvagem com alegados 60 milhões de anos. Diz também a história que depois do dilúvio, a videira foi a primeira planta que Noé cultivou.

O pão-por-Deus é um peditório ritual feito por ocasião do Dia de Todos-os-Santos, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos "Dia dos Finados".

Jesus fez da partilha do pão e do vinho o sacramento central da comunidade de seus discípulos — a eucaristia. Ensinou que repartir o pão é partilhar Deus. Repartir o pão era um gesto tão característico de Jesus que isso permitiu aos discípulos de Emaús o reconhecerem (Lucas 24, 30-31).

"Vinho" na Bíblia é o produto da uva. Freqüentemente se refere a uma bebida alcoólica semelhante a tais bebidas hoje. Em tais casos, o vinho é descrito como causador de muito sofrimento, e como algo que conduz homens a cometer diversos pecados vergonhosos.

Jesus disse que não voltaria a beber do fruto da videira, "até àquele dia em que o hei-de beber de novo convosco no Reino de Meu Pai". E é esta esperança, a esperança do vinho novo na plenitude da festa e da alegria do Reino de Deus que, de uma maneira ou outra, anima a todos.