O que são cnidócitos qual a sua função?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os cnidócitos são células especializadas que atuam na defesa do animal. São os cnidócitos os responsáveis pelas famosas “queimaduras” causadas por águas-vivas, quando estas tocam a pele de banhistas. Algumas espécies, no entanto, causam muito mais do que queimaduras.

Cnidócitos: encontram-se espalhadas pela epiderme do animals, principalmente nos tentáculos. Essas células se assemelham a bolsas e armazenam substâncias urticantes que causam paralisia quando em contato com outros organismos.

Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.

Possuem cnidoblastos: células que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas. Estas contêm nematocistos, capazes de penetrar na pele da vítima e liberar uma substância urticante.

O cnidócito, também conhecido como cnidoblasto, é uma célula urticante presente no filo dos cnidários. São encontradas principalmente nos tentáculos. Essas células possuem duas estruturas muito características. São elas o cnidocílio e o nematocisto (ou cnidocisto).

Características gerais dos cnidários
Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada, sendo a maioria das espécies marinha. Diferentemente das esponjas, esses animais destacam-se por apresentarem tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.

Habitat e alimentação dos Cnidários
Os cnidários são predadores carnívoros e alimentam-se de partículas em suspensão na água ou pequenos animais aquáticos.

Animais que fazem parte do grupo dos cnidários

  • hidras;
  • obelias;
  • caravelas;
  • águas-vivas;
  • corais;
  • anêmonas.

Os cnidócitos liberam uma substância urticante característica das águas vivas, capaz de espantar predadores e paralisar presas. São animais pelágicos de vida livre e apresentam natação suave: o movimento é muito parecido com um guarda-chuva sendo aberto e fechado lentamente.

b) Os cnidários apresentam células especializadas chamadas de cnidócitos, que atuam na defesa e captura de presas.

O ciclo de vida dos cnidários pode envolver as fases de pólipo e de medusa, dependendo das formas de reprodução desses animais. A maioria das espécies possui indivíduos de sexos separados ou são raramente hermafroditas, com reprodução sexuada ou assexuada.

Resposta verificada por especialistas. Os cnidários podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, tudo depende da espécie em questão, além disso, eles podem ser fixos ou moveis (alternativa B).

Porque eles possuem células especializadas para defesa e captura de alimento. São os cnidoblastos (daí o nome do filo). Elas possuem poderosas toxinas que, quando injetada em pequenos animais, causa a morte.

Os Cnidários (Filo Cnidaria) formam um grupo de animais invertebrados que têm como principais representantes: as medusas ou águas-vivas e anêmonas-do-mar.

cnidários

Os cnidários possuem cnidoblastos, que são células urticantes.