O que são os sons musicais?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

SONS MUSICAIS um som musical. Um som pode ser apenas um ruido ou 0 ruido é um som que produz vibrações irregulares, enquanto o som musical produz uma vibração periódica. Notas musicais diferentes são produzidas alterando-se a frequência de vibração da fonte sonora.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia. Confira a seguir as características de cada um deles!

As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre.

Sons puros ou simples e Sons complexos

  • Sons puros ou sons simples: são caracterizados por uma frequência e amplitude únicas. Na natureza, sons puros são muito raros. ...
  • Sons complexos: que consistem em uma superposição de sons simples com diferentes amplitudes e frequências.

SOM MUSICAL: É a vibração sonora regular,é produzido por um corpo sonoro musical. Por exemplo: Um instrumento musical, canto de um pássaro e a voz humana. SOM NÃO MUSICAL: É a vibração sonora irregular, isso não significa que esta errado ok. Ele é produzido por som de máquinas, turbinas de avião, por trovões e etc…

Já os sons não musicais são os seguintes: latidos de cachorros, miados de gatos, barulho de pássaros, choro de bebês, ou ainda barulho de porta, de liquidificador, etc.

As notas musicais podem ser representadas por meio de partituras ou cifras. As notas musicais foram criadas pelo monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, que nasceu no fim do século X.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa. A correspondência entre som (o fonema) e sua representação (a letra) às vezes é simples, mas também pode dar muita dor de cabeça.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Tópicos deste artigo

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.

Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

Os sons apresentam três características – intensidade, altura e timbre. A altura de um som diz respeito à sua frequência, que mede o número de oscilações que a onda sonora produz a cada segundo. A medida de frequência é dada em hertz (Hz).

Os três elementos básicos da música são: melodia, harmonia e ritmo.

Conheça as 4 Caracteristicas do Som: Volume, Altura, Duração e Timbre

  • Volume. O volume é a medida da intensidade do som, ou seja, o quão alto ou baixo ele é percebido. ...
  • Altura. A altura é a característica do som que nos permite distinguir entre sons graves e agudos. ...
  • Duração. ...
  • Timbre.

A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.

O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.