Quais são os instrumentos musicais indígenas?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Muito comum entre a população indígena de todo o território brasileiro, o maracá tem a companhia de outros instrumentos semelhantes a ele: o para-cá, o chuatê e o yaxsã-ga. Por sua vez, os chocalhos indígenas ganham versões bem parecidas como o mutomburé, o cutõe e o cotecá.

Os instrumentos indígenas, do ponto de vista da sua utilidade, podem servir para a comunicação ou para funções propriamente musicais. Dessa forma, a obtenção do som entre os índios é uma mensagem sonoro-musical destinada a diversos fins.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Instrumentos musicais indígenas
Utilizam cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Dão o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar.

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano.

Instrumentos Musicais brasileiros: conheça os principais

  1. Pandeiro. O pandeiro está entre os principais instrumentos musicais brasileiros, uma vez que é bastante utilizado em alguns estilos de música bem tradicionais do Brasil, tais como: o pagode e o samba. ...
  2. Berimbau. ...
  3. Cuíca. ...
  4. Agogô ...
  5. Cavaquinho. ...
  6. Afoxé

A produção musical indígena apresenta composições com funções específicas, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza. Os sons da natureza se fazem bastante presentes na música indígena, que procura, muitas vezes, mimetizar os sons de aves e de animais silvestres.

Muitos povos indígenas brasileiros, principalmente, populações ribeirinhas, utilizam o cipó timbó para pescar.

As músicas indígenas são ligadas desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura.

A flauta é um instrumento milenar utilizado pelos indígenas de diversos povos ao redor do mundo que, assim como os chocalhos, apitos e tambores, reproduz os sons da natureza, integrando diferentes rituais e festividades.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

A Terra Indígena Guarani de Bracuí é a que tem a maior população, cerca de 320 indivíduos. Mais da metade é constituída por crianças menores de 14 anos. Os Guarani que vivem hoje em território brasileiro somam, aproximadamente, cinco mil pessoas.

Muitos indígenas ainda vivem do que produzem e do que conseguem extrair da natureza. Alguns víveres, como mandioca e milho, são cultivados em pequenas roças. A caça e pesca também são importantes práticas no sustento desses grupos, embora existam determinados povos que não se alimentam de carne vermelha, por exemplo.

Os povos indígenas são os habitantes originários do território brasileiro e estavam presentes aqui antes da chegada dos europeus, no final do século XV. Existe uma grande diversidade de povos indígenas no Brasil, e a população de índios, segundo critérios do Censo de 2010, é de aproximadamente 817 mil.

Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão. Cada tribo possui seus instrumentos específicos, no entanto, aqueles que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como é o caso, por exemplo, do material utilizado para a fabricação.

Para a população indígena, a representação do maracá vai além de um instrumento usado para marcar o ritmo da dança. Acredita-se que ele possui grande poder espiritual. É nobre, usado geralmente pelos pajés.

Resposta. Resposta: Os instrumentos musicais indígenas foram extraídos da floresta e tem a finalidade de reproduzir os sons mágicos da mata. O índio compõe, toca, canta e dança em harmonia com a natureza.