O que são tipos de imagem?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os formatos de imagem são padrões de codificação, compressão e definição que determinam o tipo de arquivo gráfico, como JPEG, PNG, BMP, GIF e TIFF. Cada extensão tem suas particularidades, e você precisa compreender as principais delas para trabalhar com conteúdo digital ou impresso.

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos.

Os arquivos PNG (Portable Network Graphics) são compactáveis e, como os JPEGs, aceitam até 16 milhões de cores. Eles são usados principalmente para gráficos da Web, logotipos, tabelas e ilustrações, não fotografias de alta qualidade, já que ocupam mais espaço que arquivos JPEG.

São alguns formatos de arquivos de imagem disponíveis na Internet. Dentre eles, JPG, GIF, PNG são os mais comuns. O BMP também é bastante popular atualmente, mas, além desses citados, há uma grande quantidade de formatos de imagens para diversos tipos de uso.

nome feminino
1. Representação de pessoa ou coisa. 2. Figura ou efígie de um santo, da Virgem ou de Cristo.

Podemos definir a imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através da sua indumentária e do cuidado das suas características físicas para se apresentar na sociedade, como prolongação do seu papel na mesma, da sua maneira de ser, de se comportar, de viver e de todas as características da sua personalidade.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

Uma imagem digital é uma representação de uma cena por meio de um conjunto de elementos discretos e de tamanhos finitos, chamados de pixels, colocados em um arranjo bidimensional.

Reprodução digital de uma imagem fotográfica convencional, É obtida através da leitura da fotografia original (seja ela uma transparência ou uma ampliação) por um scanner que traduz todas as informações nela contidas para a linguagem binária do sistema digital.

A imagem digital é composta de vários “quadradinhos” coloridos, que são chamados de pixels. O pixel é: a menor unidade que compõe uma imagem digital. O pixel é como um pedaço muito pequeno que compõe o “mosaico” que falamos anteriormente, contendo a informação de luz que citamos sobre aquele pequeno pedaço da imagem.

O formato de arquivo PNG é amplamente utilizado em sites para exibir imagens digitais de alta qualidade. Criados para ter um desempenho superior ao dos arquivos GIF, os PNGs oferecem não apenas compactação sem perdas, mas também uma paleta de cores muito mais ampla e atraente.

JPEG é um formato de arquivo de imagem popular. É geralmente usado por câmeras digitais para armazenar fotos, pois suporta 224 ou 16.8 milhões cores. O formato também suporta vários níveis de compactação, o que o torna ideal para gráficos para web.

Eles são iguais. JPG e JPEG são a abreviação de Joint Photographic Experts Group, e ambos são tipos de arquivos de imagem rasterizados. O único motivo para o JPG ter três caracteres, e não quatro, é que as primeiras versões do Windows exigiam uma extensão de três letras para os nomes dos arquivos.

A metodologia utilizada para se fazer à leitura de uma imagem é variavel dependendo principalmente dos interesses de cada pessoa, podendo ser leitura formal, iconográfica, iconológica, gestáltica, semiótica, estética, entre outras. Segundo Trevisan (1984) na leitura formal analisa-se a imagem em si.

Nesse sentido, por exemplo, a fotografia tradicional ou jornalística cumpre o papel de retratar a realidade e o figurativismo das imagens. Já a artística é mais conceitual e abstrata, ou seja, busca representar a beleza de modo intuitivo, para, assim, despertar a sensibilidade e a emoção das pessoas.

13 Melhores Formatos de Imagem e Quando Usá-los

  • JPEG e JPG.
  • PNG.
  • BMP.
  • GIF.
  • TIFF.
  • HEIF.
  • RAW.
  • PSD.

Na composição aberta, os elementos da imagem não se limitam nas extremidades. Vão além, pois a característica é não ter moldura. Isso direciona o olhar para dentro da imagem e fica mais fácil saber o que acontece fora. Claro que em algumas situações até uma imagem 'emoldurada' pode fazer uso da composição aberta.