O que se pode dizer do tamanho do Sol comparado ao tamanho de outras estrelas?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A Terra pode parecer gigantesca para nós, com seus 12.756 quilômetros de diâmetro. Porém o Sol, a estrela mais próxima de nosso planeta, tem 1.392.000 quilômetros de diâmetro, cerca de 109 vezes maior. Mas isso não é nada perto de outras estrelas...

Apesar de ser muito grande, com cerca de 1,4 milhão de quilômetros de diâmetro, o Sol está longe de ser a maior estrela do universo. Muitas estrelas são bem menores que o Sol, mas também há aquelas que são tão maiores que ele que são medidas em raios solares — quantas vezes são maiores do que o nosso Sol.

Ilusão de ótica
Essa ilusão é tão real que o próprio azul, nuvens, constelações, estrelas e planetas parecem encrustados na abóbada celeste. A razão dessa impressão provém, sem qualquer dúvida, do fato de não existir nenhuma referência que nos permita estimar distâncias quando olhamos para cima de nossas cabeças.

Porém o Sol, a estrela mais próxima de nosso planeta, tem 1.392.000 quilômetros de diâmetro, cerca de 109 vezes maior. Mas isso não é nada perto de outras estrelas... O maior astro do nosso sistema fica insignificante perto de algumas delas.

As estrelas variam em tamanho, sendo no mínimo 70 vezes a massa de Júpiter até supergigantes como Betelgeuse, na constelação de Orion, que tem um diâmetro aproximadamente 650 vezes maior do que o Sol – cerca de 0,9 bilhão de quilômetros.

As estrelas parecidas com o Sol são as mais prováveis para a descoberta de planetas habitáveis, como a Terra. Diferente das anãs vermelhas Proxima Centauri e Trappist-1, tau Ceti é muito similar ao Sol em tamanho e luminosidade, e ambas as estrelas abrigam sistemas planetários, incluindo planetas rochosos.

Após 11 bilhões de anos, esse hidrogênio vai acabar. Com a interrupção da produção de energia, o núcleo não conseguirá suportar o peso das camadas mais externas e sofrerá um colapso, o que aumentará muito a sua temperatura.

Para isso, basta arredondarmos 4,8 e dizer que o Sol é uma estrela de magnitude absoluta 5 ou, no linguajar popular, de quinta grandeza. Percebam que isso quer dizer que o Sol é uma estrela débil, visto que, ao considerarmos todas as estrelas a uma mesma distância, seu brilho rivalizará com o das mais fracas estrelas.

Estudos mostram que o Sol, em comparação com estrelas bem parecidas na nossa galáxia, é menos ativo magneticamente e também possui menos variações de brilho.

1.392.700 km

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Luas cheias e superluas
Haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra neste ano, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro. Veja abaixo as luas cheias restantes em 2023, de acordo com o Farmer's Almanac.

A reação que ocorre no Sol é chamada de cadeia próton-próton. Esse é um processo que acontece em três partes e o resultado final dita que 4 prótons (núcleos de hidrogênio ionizado, ou seja, átomos de hidrogênio com um elétron a menos) são consumidos para formar um núcleo de hélio.

Estrelas de nêutrons: São estrelas que foram tão comprimidas que todos os seus prótons e elétrons ejetaram-se em razão da repulsão elétrica. São muito pequenas, têm entre 5 e 15 km de raio e suas temperaturas excedem centenas de milhares de graus Celsius.

Entretanto, a EBLM J0555–57Ab mantém a quantidade de massa necessária para a transformação de hidrogênio em hélio em seu núcleo. O brilho emitido pela estrela também é bem fraco: 2 mil ou 3 mil vezes menor que o do nosso Sol.

Maior objeto já descoberto
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.

Júpiter

O sol é uma estrela, por isso, é muito maior até mesmo do que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar.

As estrelas parecem ser exclusivamente brancas a primeira vista. Mas se olharmos cuidadosamente, podemos notar uma faixa de cores: azul, branco, vermelho e até dourado.

Outra curiosidade é que a lua é 400 vezes mais pequena que o sol, mas, por estar 400 vezes mais próxima da Terra, parece ser do mesmo tamanho.

Sim, o Sol é uma estrela! Ele é o corpo celeste central de um sistema que também abriga planetas, asteroides, cometas, satélites e poeira. Tudo isso gira ao redor dele.

Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.