O que significa 1 2 na receita de remédio?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas. A fração 1/2 é bastante comum em livros de receitas, neste caso com o intuito de representar que a pessoa deverá utilizar apenas metade do respectivo ingrediente.

5 Leitura de frações

  1. 1/2 um meio;
  2. 1/3 um terço;
  3. 1/4 um quarto;
  4. 1/5 um quinto;
  5. 1/6 um sexto;
  6. 1/7 um sétimo;
  7. 1/8 um oitavo;
  8. 1/9 um nono.

Resposta verificada por especialistas
Agora já 1 + 1/2 significa “um e meio” como você disse, pois é o número 1 + meio (1/2). Observe que ½ é igual a 0,5 e é metade de um numero. Por exemplo 2 + ½ é 2,5 e lê dois e meio, como no caso do numero 1.

A grande maioria dos comprimidos que se podem cortar têm uma linha ao meio. 2 - Utilizar um cortador próprio para comprimidos. Normalmente, trata-se de uma caixa de comprimidos, que tem incluída uma lâmina de aço. 3 - Não cortar comprimidos revestidos, pois alguns nem sequer se consegue e outros esfarelam-se todos.

Portanto, a fração ½ deve ser lida como “meio”.

  1. A fração representa uma divisão, a qual pode ser definida como um número.
  2. No caso, a fração ½ representa o valor 0,5 que pode ser lida como “meio”.
  3. Portanto, a fração ½ deve ser lida como “meio”.

Por exemplo, a fração 1/2 equivale à fração 5/10 que equivale ao número decimal 0,5.

1/2 xícara = 120 ml.

Um terço é igual à fração \frac{1}{3}, sendo assim, equivale a 1 das 3 partes de uma quantidade.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Resposta correta: 2/3 (Lê-se dois terços).

Pela lógica sabemos que Metade de 1 é 0,50 e Metade de o,50 é 0,25 logo a metade de um e meio é 0,75.

Assim, um quinto (1/5) corresponde a 20% de uma receita.

Dois e meio = 2,5.

Caso seja possível cortar o comprimido, o ideal é utilizar os partidores especiais para essa função, que são mais fáceis e seguros do que facas ou mesmos as mãos, além de minimizarem erros e perdas na divisão.

É permitida a quebra de comprimidos sulcados e não revestidos. Já as unidades redondas podem romper ou partir de forma não igualitária durante a quebra. A Anvisa recomenda cuidado na partição de comprimidos pequenos, dada a dificuldade de se localizar o meio com exatidão.

Não se deve cortar comprimidos revestidos ao meio
Ao serem partidos ao meio, medicamentos desenvolvidos para liberar a substância ativa gradualmente no organismo podem perder o efeito ou fazer com que o corpo absorva uma dose maior que a indicada, ampliando o risco de casos de intoxicação.

O que é 1/2:
1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas.