O que significa a letra móveis?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Letras móveis são letrinhas soltas, feitas de plástico, papel ou de EVA, que permitem criar palavras e frases, adicionando, retirando e mudando-as de lugar.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  1. Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  2. Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  3. Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  4. Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

Com o alfabeto móvel, é relativamente mais fácil estudar o processo de formação de palavras e aprender a escrever e, claro soletrar e separar sílabas.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Alfabeto Móvel 63 Letras em E.V.A Todo Livro.

O sistema desenvolvido por Montessori ganhou destaque pelas técnicas inovadoras usadas em jardins de infância e primeiras séries do ensino formal. Os principais jogos criados por ela e que são utilizados nos dias de hoje são o Material Dourado e o Alfabeto Móvel.

O alfabeto em Libras, ou alfabeto manual, é um recurso das Línguas de Sinais, que utiliza as mãos para representar as letras do alfabeto escrito (abecedário).

Em uma caixa de sapato, coloque letras de alfabeto móvel (feitas de plástico, madeira ou papel mesmo). Com as crianças em roda, ligue a música e peça para passarem a caixa de mão em mão. Quando a música parar, a criança pega uma letra da caixa e diz uma palavra que começa com ela.

As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras.

Em tal situação, a criança é estimulada no desenvolvimento da letra cursiva. Entretanto, quando ela apresenta muita dificuldade, especialistas recomendam a letra bastão, que embora seja mais custosa ao cérebro de uma criança, pois ela pode significar a solução.

7 dicas de como ensinar o alfabeto de forma divertida

  1. Leia livros infantis com o seu filho. O hábito de ler livros para as crianças pode ser iniciado até mesmo quando elas ainda estão na barriga da mamãe. ...
  2. Faça uso de músicas infantis para aprender brincando.

As letras representam sons e aprendendo o nome das letras, as crianças aprendem os fundamentos que adquirem o sistema alfabético. Essa é a forma mais fácil de recordar cada uma das letras e assim lidar com todas elas.

Reconhecer todas as letras do alfabeto; Diferenciar vogais e consoantes; Relacionar as letras e seus sons; Escrever palavras simples e/ou conhecidas.

HABILIDADES – BNCC
(EF01LP05) – Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

O que devemos ensinar primeiro? Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

A criança precisa ser capaz de descrever coisas e recontar eventos da história. É importante que a criança seja incentivada a contar histórias e a fazer perguntas sobre o que leu ou leram para ela. Dessa forma, ela consegue compartilhar suas ideias e conhecimentos.

Um dos maiores objetivos de se trabalhar o alfabeto na Educação Infantil é fazer com que as crianças reflitam sobre o sistema alfabético, conheçam as letras e sua sequência, desenvolvam a atenção, memória, oralidade e integração.