Qual o nome do deus do Candomblé?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo. Omolú – São Lázaro ou São Roque. Logun Edé – Santo Expedito.

1. Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

Seu símbolo é o Ibiri, um bastão de hastes de palmeira.

O terreiro de candomblé apresenta-se como espaço de concentração e emanação de ase (a forca sagrada que está na base da vida), de presentificacão do sagrado, de preservação e materialização da memória ancestral.

Diferentemente das três grandes religiões monoteístas ocidentais (o cristianismo, o judaísmo e o islamismo), a umbanda e o candomblé não possuem uma tradição escrita marcada por um livro sagrado, como a bíblia, a torá e o corão.

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo. Foram estas mesmas deformidades que o levaram a ser abandonado por sua mãe, Nanã, quando ainda bebê.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé. Antes de ser associada a um tipo de religião, a palavra "macumba" descrevia um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao atual reco-reco.

A Casa fica localizada em Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O líder religioso compartilhou fotos nas redes sociais com a artista, o irmão dela, Renan Machado, e outros membros da Casa nas redes sociais e os abençoou.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.

Oxalá é também o nome de um dos orixás mais importantes de cultos afro-brasileiros, como o candomblé. Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu.

Continuar lendo Tem deus no candomblé?